IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Na VI Romaria em defesa da vida, população alerta sobre impactos da mineração

Na VI Romaria em defesa da vida, população alerta sobre impactos da mineração

 Cerca de 1.500 romeiros/as participaram, no último domingo (21), da VII Romaria em Defesa da Vida, no município de Campo Alegre de Lourdes. A Romaria, que teve como tema “Caatinga: cultivar e preservar para viver”, chamou a atenção da população campo-alegrense para a defesa da natureza, dos territórios e dos povos. Nos depoimentos, os romeiros/as expressaram muita preocupação com os impactos da extração de minérios, já que 82% do município está mapeado para pesquisas em mineração.

“A Romaria é uma oportunidade que nós tem os para nos orientar, compartilhar situações. Estamos passando por momentos muito difíceis, principalmente, relacionados a empresas de mineração e a forma que elas chegam nas comunidades”, disse o presidente da Associação de Fundo de Pasto de Angico dos Dias e Açu, Ednei Soares. Na comunidade de Angico dos Dias vivem cerca de 400 famílias que passaram a enfrentar sérios problemas de saúde e conflitos de terra e água, após a chegada a de uma mineradora no local.

A agricultura Marineide Soares, do fundo de pasto São Gonçalo, destacou a grande participação da população na Romaria, principalmente dos jovens. “Isso é muito importante para nós que estamos sofrendo com grileiros, desmatamento e destruição da Caatinga”, ressaltou. Para o professor Deusvaldo Almeida, a intensa participação da população na Romaria “mostra que as pessoas estão preocupados com a defesa da vida e com a preservação do meio ambiente”.

A VII Romaria em Defesa da Vida foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e pelo Fórum de Entidades Populares de Campo Alegre de Lourdes. O padre Bernardo Hanke conduziu a celebração. “A Caatinga é o nosso chão, nós temos a nossa raiz aqui, ela nos dá vida”, afirmou Hanke. Apresentações de poesias, música e cordel também fizeram parte da VII Romaria em Defesa da Vida.

Texto e fotos: Comunicação CPT Juazeiro


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Na VI Romaria em defesa da vida, população alerta sobre impactos da mineração

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005