IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Ater contribui com implementação de projeto de estruturação familiar em Pinhões

Ater contribui com implementação de projeto de estruturação familiar em Pinhões

 

Em visita à propriedade do agricultor Manoel Lindolfo, na comunidade de Açude Rancharia, distrito de Pinhões, Juazeiro – BA, colaboradores do Irpaa dialogaram com o agricultor sobre as viabilidades da implementação do projeto de estruturação da produção familiar. Um dos objetivos da visita – uma das ações do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural do Plano Brasil sem Miséria, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – foi de reforçar junto à família a garantia da execução desta ação conforme planejamento, utilizando o fomento de forma estratégica para estruturar a produção.

Na atual fase de realização da Ater, com os projetos de estruturação familiar aprovados pelo MDA, o fomento às famílias começou a ser liberado. A utilização deste recurso será conforme planejamento familiar definido neste projeto elaborado pelos agricultores/as, com a colaboração do/a técnico/a de Ater. Seu Manoel, que já possui um galinheiro, pretende incrementar a avicultura com o aumento dos animais, melhoria da estrutura e a diversidade de ração, levando em conta a disponibilidade hídrica de sua propriedade e a capacidade de produção de alimentação em quantidade necessária para a quantidade de galinhas.

Manoel Lindolfo é uma das 2.500 pessoas, desta 1ª etapa do projeto, que estão inseridas e participando das ações do projeto Ater/Plano Brasil Sem Miséria, a exemplo de atividades coletivas, visitas técnicas, palestras. Estas visitas vão continuar junto às famílias, nesta fase do projeto, com vistas a acompanhar e avaliar a implementação dos projetos. O fomento previsto é um valor destinado para às famílias utilizarem de forma planejada e organizada de acordo com as suas necessidades e demandas de produção, levando-se em conta o contexto em que estão envolvidas.

Assessoria Técnica diferenciada e contextualizada
O agricultor e sua esposa comemoram a atual fase de Ater, onde estão escolhendo a atividade produtiva associada a assessoria técnica, que antes não tinham, como um caminho para aperfeiçoar e estruturar ainda mais a produção que já desenvolvem. Seu Manoel informou que já tinha criado galinhas em grande quantidade, mas perdeu a produção por falta de conhecimento técnico para o controle de doenças. Agora ele planeja comercializar os ovos e também a carne, pensando em garantir todo o sustento a partir desta atividade produtiva. 

O agricultor relata que já teve prejuízos com o tipo de assistência técnica que teve no passado prestada por outra instituição, uma vez que as ações de Ater não eram realizadas a partir da realidade dele, mas com um pacote tecnológico pronto, onde a sua opinião não era ouvida e muito menos as condições climáticas, disponibilidade de água e estrutura da propriedade foram observadas. Até hoje, ele conta que sofre com as consequências deste tipo de interferência. “O mais importante é assistência técnica e o que a gente está fazendo... criar galinha para produzir os ovos, tem tudo para dar certo, se estamos com a assessoria técnica... vamos esperar que coisas aconteçam melhor... o trabalho é em conjunto”, diz seu Manoel.

O Irpaa vem desenvolvendo nos últimos seis anos em alguns municípios e comunidades rurais do Território Sertão do São Francisco ações de Ater em parceria com o Governo Federal, onde são respeitadas a opinião dos/das agricultores/as e a proposta de desenvolvimento para a região com base na Conivência com o Semiárido. Desde março deste ano uma equipe de 57 profissionais está atuando diretamente com as comunidades rurais de seis municípios do Território, como Canudos , Casa Nova, Curaçá, Sobradinho, Uauá e Juazeiro. No próximo ano o serviço será ampliado para todos os municípios do Território.
 

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Ater contribui com implementação de projeto de estruturação familiar em Pinhões

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005