IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Nova ferramenta propõe planejamento estratégico para os criatários

Nova ferramenta propõe planejamento estratégico para os criatários

O planejamento da produção animal é um elemento fundamental para o fortalecimento dos sistemas produtivos agropecuários familiares do Semiárido brasileiro. E nessa perspectiva de contribuir com o planejamento estratégico dos criatórios e a melhoria da organização produtiva das famílias, as entidades prestadoras de Ater estão aplicando uma nova ferramenta: a Escrituração Zootécnica.

A proposta do projeto Pró-Semiárido ao aplicar esta ferramenta é realizar um amplo processo de sistematização das experiências exitosas em curso dos grupos produtivos que estão em desenvolvimento nos municípios.

De acordo com Clérison Belém, zootecnista e colaborador do Irpaa, esta ferramenta vai permitir observar de forma ampla quais os obstáculos existentes no manejo da criação animal, que está sendo desenvolvida pelas famílias e como apontar caminhos no planejamento produtivo. “Esta ferramenta,  permite que a gente visualize junto com os agricultores, quais são os ganhos e quais são os índices, para ajudar na tomada de decisão da melhoria do rebanho”, destaca Clerison.

Para a aplicação desta metodologia, Clerison conta que foi realizado um processo de três etapas, que consiste em I) a formação técnica da equipe do Irpaa acerca da ferramenta e a forma de utilização, II) a realização de rodas de aprendizagem para apresentar para as agricultoras e agricultores como utilizar e realizar as anotações e III) a fase de preenchimento do documento com os dados observados dos criatórios.

Para Maiara Carvalho, colaboradora do Irpaa e que realiza o acompanhamento técnico das famílias, a escrituração zootécnica tem um papel valioso no dia a dia das agricultoras e agricultoras familiares. “Acredito que esta ferramenta é extremamente importante para a família, pois a partir do momento que a família faz o controle, que a família faz anotações, que a família tem dados, a partir do momento que ela tiver todas estas atividades no papel, ela vai poder ter esta atividade organizada”, acrescenta Maiara.

Para o agricultor João Batista Gonçalves, morador da comunidade Olho d'Água, Território Rural Sertão Forte, município de Juazeiro, criador de caprinos e ovinos, esta ferramenta tem um importante significado. “É importante as anotações, a gente tem ideia dos nascimentos, a idade, quando colocar a cabra ou a ovelha junto do reprodutor novamente, quando vai nascer. Tudo isso é importante”, afirma ele.


O Pró-Semiárido é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Texto: Eixo Educação e Comunicação / Foto: Eixo Clima e Água 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Nova ferramenta propõe planejamento estratégico para os criatários

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005