IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mais de 2 mil famílias contarão com novo projeto de Ater executado pelo Irpaa

Mais de 2 mil famílias contarão com novo projeto de Ater executado pelo Irpaa

O novo projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural – Ater, a ser executado durante três anos pelo Irpaa em cinco municípios do Sertão do São Francisco, está sendo apresentado aos parceiros locais esta semana. O projeto, que é denominado “Ressignificando os saberes e fortalecendo a sustentabilidade agroecológica no campo”, faz parte da chamada pública 001/2015 da Superintendência Baiana de Assessoria Técnica e Extensão Rural, Bahiater, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Na manhã desta quarta (24), a apresentação do projeto aconteceu em Juazeiro, reunindo representantes do Irpaa, agricultores/as, associações rurais, governo do estado, através da Setaf/SDR, movimentos sociais, estudantes de agronomia, Banco do Nordeste. Na ocasião, o projeto foi apresentado aos participantes que tiraram dúvidas e trouxeram algumas contribuições.

A reunião aconteceu também esta semana em Sento Sé e Sobradinho com participação da sociedade civil, governo do estado e poderes executivo e legislativo. Durante o encontro em Sento Sé, Margarida Ladislau, membro da Associação de Apicultores de Sento Sé (Aapssé) e moradora da comunidade de Andorinha, reforçou a importância do projeto alcançar comunidades menores, destacando que estas não podem ficar fora dessa política pública tão importante e necessária, que é o serviço Ater.

O foco na transição agroecológica foi um dos pontos destacados por Mineia Clara, representante da União das Associações do Vale do Salitre, durante a reunião em Juazeiro. Para ela, este novo projeto de Ater pode contribuir muito nesse sentido, especialmente nas áreas irrigadas, uma vez que é forte o uso de agrotóxicos. Ela aponta a importância da parceria do Irpaa com as organizações que já atuam nas comunidades, enfatizando que o papel das associações “articular e ser parceiras mostrando que é um projeto que pode dar certo sim”.

A reunião com os parceiros locais é uma das primeiras etapas do projeto, sendo um momento inclusive para firmar alguns compromissos que venham a somar com o trabalho de Ater nas comunidades. Ao final das discussões acontece a definição de quais comunidades não devem ficar de fora, considerando as pré-definições da chamada pública. De acordo com os critérios do edital, o público beneficiário deve ser formado por, no mínimo, 50% de mulheres e 15% de jovens.

Esta semana acontecerão ainda reuniões em Curaçá e Casa Nova, concluindo assim esta etapa de apresentação do projeto aos parceiros. Ao todo o projeto irá contemplar 2.160 famílias, sendo que parte destas já vem contando com o serviço de Ater por meio de outras chamadas do governo estadual e federal. O Irpaa contará com uma equipe de 24 técnicos/as de nível médio e 07 de nível superior dedicados/as a este projeto.

Texto e foto: Comunicação Irpaa (com informações de Rodrigo Balaio – colaborador de Sento Sé)

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mais de 2 mil famílias contarão com novo projeto de Ater executado pelo Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005