IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Rede de Educação do Semiárido brasileiro celebra 20 anos em defesa de políticas educacionais contextualizadas

Rede de Educação do Semiárido brasileiro celebra 20 anos em defesa de políticas educacionais contextualizadas

A Rede de Educação do Seminário Brasileiro – Resab, celebrou no último dia 9 de outubro (sexta-feira), por meio de plataforma digital, o primeiro debate intitulado: Resab, 20 anos: construindo educação contextualizada para convivência com o semiárido brasileiro. Este evento marcou a celebração das duas décadas de atuação da rede em defesa de políticas públicas que estão apropriadas a realidade dos povos da região.

No evento estiverem presentes o professor da Universidade Estadual da Bahia, Josemar Pinzoh; o atual presidente do Irpaa, Haroldo Schistek; a representante da Secretaria de Educação do Piauí, Maria Luiza de Cantalice; e representando a CONCATU, Luiz Cláudio Lopes da Silva (Mandela), e mediando o debate, a professora da Universidade Federal da Paraíba, Albertina de Araújo.

A Resab foi criada como espaço de articulação política regional da sociedade organizada, congregando educadores, educadoras e instituições governamentais e não governamentais, que atuam na área de Educação no Semiárido Brasileiro.

A função primordial da Resab é consolidar uma proposta político pedagógico de educação para o semiárido brasileiro através do diálogo dos diversos sujeitos individuais e coletivos e suas experiências com a educação para a convivência com o semiárido, considerando a rica diversidade e opções metodológicas dessas.

Para a Resab, a Educação para a Convivência com o Semiárido quer fazer valer um modelo de currículo, formação de professores, gestão educacional e materiais didáticos pedagógicos, entre outros, que una corpo e alma, paixão e razão, instaure a coexistência das dimensões ética e estética, eduque para a totalidade da existência no fazer e fazer-se humano, numa consciência da cidadania com amplitude universal.

Para Adelaide Pereira da Silva, educadora e colaboradora da Comissão Pastoral da Terra (CPT), conta que ao longo dos seus vinte anos a Resab “vem inspirando um fazer didático-pedagógico baseado na pesquisa da realidade natural e da cultura, elucidando os saberes e fazeres do povo, problematizando as históricas velhas narrativas sobre o Semiárido e as pessoas anunciadas como incultas”.

Adelaide ainda acrescenta que a Educação Contextualizada, sistematizada pela Resab, tanto bebe da fonte da Educação Popular Freiriana, como se propõe a disseminar uma “nova visão, anunciando uma educação transformadora - propondo assim, uma nova leitura de mundo, de sociedade de homem e de mulher enquanto sujeitos de suas próprias histórias, capazes de colaborar na construção do bem viver no Semiárido e na construção de um projeto de nação Brasileira”, argumenta.

“Um dos maiores desafios é o reaprendizado do diálogo com as pessoas que trazem, na sua cultura, as resposta para muitas questões que o estado, em alguns momentos anteriores, tentou resolver mediante políticas compensatórias e depois são desativadas porque não foram políticas de estado. Digo isso porque entendemos que a educação escolar não esta isolada. Ela é parte do projeto de sociedade”, afirmou Adelaide. Ela reforça ainda que diante do atual cenário educacional, é fundamental que se efetive a Educação Contextualizada como política pública.

Até o final do ano a Resab continuará realizando outros eventos para divulgar os debates relacionados a Educação Contextualizada e lançará uma edição especial, em formato E-book, do Caderno Multidisciplinar – Educação e Contexto do Semiárido Brasileiro, tratando de temáticas como Terra e Território, Gênero e Raça, Currículo, formação de Professores, Material Didático entre outros.

Texto: Comunicação Irpaa / Foto: Resab
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Rede de Educação do Semiárido brasileiro celebra 20 anos em defesa de políticas educacionais contextualizadas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005