IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Capacitações marcam o início do P1+2 na região de Juazeiro

Com a capacitação da comissões municipais da água e curso de pedreiros, o Irpaa inicia na prática o P1+2 na região de Juazeiro

Image
Capacitações dos membros das UGMs, cisternas sendo construida e entrega de certificados para os pedreiros
 

As atividades do P1+2 – Programa Uma Terra e Duas Águas, executado Pela Articulação do Semi-àrido (ASA) em parceria com a Codevasf e o Ministério do Desenvolvimento Social, tiveram inicio na região de Juazeiro através de duas importantes capacitações promovidas pelo Irpaa, entidade responsável pela gestão do programa na região. Sendo que a primeira capacitação, ocorreu entre os dias 10 e 11 de junho em Carnaíba, distrito de Juazeiro, onde dez membros das comissões dos municípios de Juazeiro, Sobradinho, Curaçá, Jagurarí e Abaré, se inteiraram sobre o Projeto e suas finalidades, especialmente no tocante à garantia de uma segunda água que possibilite produção de alimentos e dessedentação animal.

Mais recentemente, um grupo de 08 pedreiros dos mesmos municípios foram capacitados em curso sobre construção de Cisterna Calçadão. Este curso, ministrado pelo instrutor José Aparecido, aconteceu na localidade de Gangorra, região do Salitre, também no interior de Juazeiro. A propriedade escolhida para o curso foi da família do seu Ginaldo Alves, seu dadá, que se mostrou muito feliz ter sido construída na sua roça esta primeira cisterna que ao mesmo tempo serviu na capacitação dos pedreiros que irão construir muitas outras cisternas ao longo do projeto. Para a família do seu dadá, a produção de alimentos sem agrotóxicos será uma das principais vantagens dessa fonte de água de chuva que até então ele não conhecia.

A continuidade do programa na região estar se dando através dos cadastramentos das famílias que nos municípios, principalmente, de Curaçá e Sobradinho onde o trabalho está bem avançado. Em Curaçá o trabalho deve se iniciar em Serrotinho e Jaquinicó, já em Sobradinho, as localidades de São Gonçalo da Serra e Tatauí estão com grande expectativa em ver as cisternas serem construídas nessas áreas tão carentes de fontes de água que garantam matar a sede dos animais e produzir alimentos como propõe o Programa P1+2.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Capacitações marcam o início do P1+2 na região de Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005