IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro discute o uso da bíblia no Semiárido

Encontro discute o uso da bíblia no Semiárido

 

Estudar a bíblia numa visão voltada para a realidade do sertão reconhecendo as semelhanças entre as lutas do povo de Deus com as lutas do povo do semiárido, foi um dos principais objetivos do 15º Encontro Sobre o Uso da Bíblia no Semiárido, evento que aconteceu entre os dias 30 de setembro a 1º de outubro no Centro de Formação Dom José Rodrigues em Juazeiro.
 
Representantes de movimentos sociais e da comunidade em geral  dos municípios de Juazeiro, Abaré, Curaçá, Remanso, Uauá, Chorrochó e Campo Alegre de Lourdes na Bahia, e de Santa Cruz da Venerada em Pernambuco participaram do curso ministrado principalmente pelo colaborador do Irpaa e teólogo João Gnadlinger.
 
O tema do curso esse ano foi "Eu lhes darei uma terra onde corre leite e mel”,  uma referência a luta do povo hebreu narrada no Velho Testamento, que com sacrifícios e desafios  forje do Egito para a terra prometida – luta e realidade muito semelhantes  a do povo nordestino onde as comunidades tradicionais, por exemplo, enfrentam grandes desafios e ameaças para conquistar e permanecer nas suas terras.
 
O representante da aldeia Tuxi  de Abaré, Alessandro Conceição, lembrou o quanto as leituras dos textos bíblicos, onde o povo de Deus resistia e se organizava para enfrentar os latifundiários têm tudo a ver com a realidade do nosso Semiárido.   

Elir Matos de São Mateus, comunidade de fundo de pasto do interior de Curaçá, lembrou que  essas comunidades precisam se espelhar no exemplo do povo da bíblia para conquistar sua terá e faz uma referência a importância do auto reconhecimento das comunidades de fundo de pasto que deve ser feito até o ano de 2018, como forma de assegurar a permanência na terra. Já para o Agente de Pastoral, Júlio Feitosa, de Campo Alegre de Lourdes, estudar a bíblia numa dimensão real e não somente espiritual, muito ajuda o povo do Semiárido compreender sua realidade muito presente nos textos bíblicos.
 
No final do curso, os participantes recebem apostilhas e textos que vão ajudá-los nos trabalhos de formação religiosa e comunitária que eles/as realizam em suas regiões e que ajudam o povo do sertão a entender mais sua realidade comparada com a realidade do povo de Deus narrada na bíblia.

Texto e foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro discute o uso da bíblia no Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005