IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Ciclo de Estudos analisa proposta de Convivência com o Semiárido

Ciclo de Estudos analisa proposta de Convivência com o Semiárido


 

A palestra da pesquisadora e geógrafa Luzineide Dourado Carvalho sobre as práticas e programas de Convivência com o Semiárido marcou a abertura do Ciclo de Estudos do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB), na manhã deste dia 21 de setembro, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

O Ciclo de Estudos tem o objetivo de apresentar projetos e pesquisas em Educação Contextualizada e se destina à reflexão e debates sobre questões relacionadas ao Semiárido. Na primeira palestra do Ciclo, Luzineide Dourado discute os resultados da tese "Ressignificação e Reapropriação Social da Natureza: Práticas e Programas de Convivência com o Semiárido no Território de Juazeiro". “A intenção desta tese foi gerar um olhar cuidadoso sobre a condição do homem sertanejo em sua localidade e as formas que ele busca melhorar sua condição de vida e de trabalho através da Convivência com o seu ambiente”, declara.

No estudo, foram realizados o mapeamento dos Programas P1MC e P1+2 e também a produção de doces, geléias, biscoitos, mel e outros produtos, que denominou de "produção identitária". São alimentos desenvolvidos pela agricultura familiar de sequeiro identificados nos 10 municípios que compõem o Território do Sertão do São Francisco.

O Ciclo de estudos do NEPEC-SAB, coordenado por Luzineide Carvalho e Claudia Maísa Antunes, professoras do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da UNEB, conta com a participação de pesquisadores e estudantes dos cursos de Comunicação Social e Pedagogia. As reuniões acontecerão uma vez por mês e estarão abertas à comunidade em geral.


Por Lorena Santiago
Agência Multiciência - UNEB


 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Ciclo de Estudos analisa proposta de Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005