IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades de Brumado participam de capacitação realizada pelo Irpaa

Comunidades de Brumado participam de capacitação realizada pelo Irpaa

Moradores das comunidades de Campo Seco, Umburanas, Itaquaraí, Capote, Lagoa Funda e Lagoa do Arroz, no município de Brumado, Região Sudeste da Bahia, tem participado de um curso de formação que, por meio de cinco etapas, visa preparar grupos para atuarem em 06 Unidades de beneficiamento de frutas.

As Unidades Polivalentes, construídas pelo Governo do Estado, através da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial – SUDIC, irão trabalhar prioritariamente com o processamento do umbu, manga, maracujá, banana, goiaba e caju, utilizando-as para a fabricação de polpas, doces cremosos, de corte e em calda, geléias, sucos dentre outros produtos. Entre estas frutas, o umbu se destaca devido a sua alta produtividade na região de Brumado, além do tamanho da fruta e o sabor, o que contribui para a qualidade dos derivados produzidos.
 
A assessoria realizada pelo Irpaa, além da formação técnica teórica e prática, possibilita a formação política das turmas, uma vez que incentiva o aproveitamento do potencial produtivo da região, o cooperativismo e associativismo, a valorização da economia local e solidária, na perspectiva de garantir a geração de trabalho e renda e, consequentemente, a qualidade de vida e permanência das famílias em suas comunidades.
 
De acordo com o responsável pela capacitação, o técnico em agropecuária Tiago Costa, a diversidade produtiva nativa, associada à necessidade de gerar trabalho e renda nas comunidades, tem levado o povo do semiárido brasileiro a agregar valor à produção local. Em algumas comunidades, as famílias já têm a prática de fazer subprodutos, como doces, compotas, geléias, dentre outros, tanto para consumo da própria família, quanto para serem comercializados. “De maneira geral, a prática de agregação de valor dentro de casa é limitada quando chega ao processo de comercialização, pois existem normas”, relata Tiago. O curso, considerando essas dificuldades, debate estratégias para superá-las, isto a partir de cinco etapas: gestão; comercialização; produção e processamento; elaboração do plano de negócio; acompanhamento e monitoramento.
 
Participam da capacitação uma média de 100 pessoas, com destaque para a juventude e mulheres. “Não sabia fazer esses produtos que foram ensinados aqui, mas agora que já sei, a fabrica vai funcionar o mais rápido possível, nem que eu tenha que sair de porta em porta pedindo ajuda”, anuncia Elizangela Barros, moradora de lagoa Funda e participante do curso.
 
Desde 1997, o IRPAA vem desenvolvendo ações na área da produção e processamento de frutas como estratégia para promover o desenvolvimento local e emancipação dos grupos produtivos das comunidades de base, a partir da agregação de valor à produção. Isto contribui com a diminuição das perdas em época de safra, à medida que possibilita que os produtos fiquem em prateleira por um período maior permitindo assim que os produtores tenham um maior retorno, o que vem a confirmar a viabilidade da Convivência com o Semiárido. 

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades de Brumado participam de capacitação realizada pelo Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005