IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Vale do São Francisco debate Lei da Mídia Democrática

Vale do São Francisco debate Lei da Mídia Democrática

Aconteceu no Vale do São Francisco o lançamento do Projeto de Lei de Iniciativa Popular das Comunicações, Lei da Mídia Democrática, que propõe a regulamentação dos meios de comunicação no Brasil. O evento aconteceu na última sexta-feira (30), em Juazeiro, onde estiveram presentes estudantes, professores, representantes de ONGs, integrantes de rádio comunitárias, parlamentares municipais e sociedade civil em geral.

Para conduzir a discussão sobre o projeto de lei popular, a professora Gislene Moreira fez um resumo de como vêm sendo construída a comunicação e os veículos de comunicação no nosso país. Após essa introdução, o jornalista Ivan Moraes Filho, apresentou os principais pontos abordados no projeto e falou da importância de sua aprovação. Para o jornalista, um dos pontos mais relevantes pautado na lei está relacionado com a produção de conteúdos regionais. “Essa lei vai fomentar de uma forma que nunca foi feita o mercado da produção local”, comenta Ivan Moraes. Gislene e Ivan explanando a projeto de lei.

A Lei da Mídia Democrática estabelece de forma clara o percentual de produções regionais que devem ser transmitido pelos meios de comunicação. Dessa forma, garantindo diversidade e pluralidade de conteúdos. Para o participante do evento, Paulo Viana Campos da cruz, hoje a mídia no Brasil, não transmite a voz do povo e sim o interesse de pequenos grupos. Ele defende que a democratização da mídia vai ajudar a transformar essa realidade, “uma mídia cada vez mais democrática passa ser de fato a voz do povo”, afirma Paulo.

A aprovação da lei vai proporcionar o aumento das produções independentes, culturais e regionais. Mas para que isso aconteça o projeto precisa ingressar no Congresso com um milhão e quatrocentas mil assinaturas. A lista de apoiamento está disponível no site Para Expressar a Liberdade. Na região do Vale do São Francisco, a coleta está sendo feita pelo Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco e pelo COM 10, grupo de pesquisa e extensão sobre Comunicação para o Desenvolvimento na região, formado por estudantes de jornalismo da Uneb, coordenado por Gislene Moreira.

O evento foi organizado pelo Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, que ao longo de sua criação vêm discutindo a construção de uma comunicação que atenda a toda a sociedade e que todos se sintam parte dela. “ É importante regionalizar o debate, para que o Vale também discuta o direito a comunicação”, afirma Karine Silva, integrante do Fórum.
 

Ascom Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Vale do São Francisco debate Lei da Mídia Democrática

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005