IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mulheres de comunidades Fundo de Pasto de Curaçá realizam encontro

Mulheres de comunidades Fundo de Pasto de Curaçá realizam encontro

Aconteceu nesta na última quarta (10) do I Encontro de Mulheres de Fundo de Pasto do município de Curaçá (BA). O momento foi coordenado pelo Irpaa, com o objetivo de discutir a realidade das comunidades, os problemas coletivos mais preocupantes e problematizar como vem se dando o processo de organização comunitária e a participação feminina.

A reunião de cerca de 30 mulheres das comunidades de Jaquinicó, São Bento, Melancia, Novas Candeias, Mucambo, Maxixe, Icó, Nova Esperança, Papagaio, Poço da Catingueira, Frade, Brandão aconteceu na Casa Paroquial, com a recepção do Pe João Sena que trouxe uma leitura bíblica contextualizada, fazendo a reflexão acerca de perfis de mulheres bíblicas e da semelhança do cotidiano da Virgem Maria com as mulheres sertanejas.

A partir de uma dinâmica, as participantes socializaram informações sobre suas comunidades, destacando algumas dificuldades ainda existentes como a precariedade no acesso à água para consumo e para produção, a deficiência na organização popular, ausência de energia elétrica, dentre outros aspectos. A questão da terra também foi um tema apontado por algumas mulheres, evidenciando a necessidade de maiores discussões e informações sobre o tema.

“A gente entende que precisa do documento da terra, só hoje a gente entendeu. A gente cria, nossa criação é bode e galinha, eu crio, os vizinhos cria e é tudo um pasto só, então precisa se unir e regularizar pra todo mundo ter o mesmo direito”, comenta Josinaide Siqueira, da comunidade de Jaquinicó. O grupo já é envolvido nas associações comunitárias, mas considera importante este espaço específico com as mulheres e se comprometem a repassar as informações. A integrante da Associação da comunidade de Melancia diz que é preciso levar a diante a discussão e se compromete: “a partir de agora nós que participamos desse encontro temos que levar tudo que ouvimos para nossa comunidade, termos esse conjunto de pessoas unidas para este trabalho”.

O uso de cartazes, metodologia bastante usada pelo Irpaa nas formações, motivou as mulheres a questionarem, tirar dúvidas e dar contribuições e relatos acerca de assuntos como a regularização fundiária das comunidades de Fundo de Pasto. Denise Cardoso, colaboradora do Irpaa, explicou quais os primeiros passos para as comunidades acionarem o Estado e solicitar a certificação, bem como fortalecer a discussão e requerer a regularização das áreas coletivas.

Ao final do encontro foi marcado um próximo momento, considerando a avaliação das mulheres de que este foi muito importante e deve ter continuidade. “Já ouvia falar de Fundo de Pasto, mas não entendia, que possa ter outros encontros e se inteirar cada vez mais”, avalia Adinalva.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mulheres de comunidades Fundo de Pasto de Curaçá realizam encontro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005