IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

1ª Conferência Territorial de ATER contou com ampla participação dos municípios

1ª Conferência Territorial de ATER contou com ampla participação dos municípios

Representantes de organizações governamentais, da sociedade civil, estudantes e agricultores/as dos municípios do Território Sertão do São Francisco participaram nesta segunda (27) da 1ª Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural – CATER, que aconteceu na UNEB, em Juazeiro. Aproximadamente 120 pessoas discutiram e elegeram propostas que serão levadas para a etapa estadual da Conferência prevista para acontecer entre 14 e 16 de março, em Salvador.

Depois da exposição de alguns dados sobre a Agricultura Familiar e o serviço de ATER no Brasil e na Bahia, as/os participantes aprovaram o regimento da Conferência e em seguida discutiram propostas em trabalhos de grupo definidos a partir dos eixos temáticos: Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e Políticas Públicas; e Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta de Serviços de Ater.

Dentre as propostas aprovadas, a necessidade de avanços na questão fundiária em favor das comunidades e a garantia de acesso a água apareceu como algo fundamental para a existência da Assistência Técnica e Extensão Rural na região, não podendo, portanto, ser desconsiderado no trabalho de ATER.

As conferências de ATER são formas de garantir a participação social no processo de construção das políticas públicas voltadas para este setor que atua a partir da Lei nº 12.188/2010, conhecida como nova lei de ATER. Esta lei institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária - PNATER, cuja formulação e supervisão são de competência do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. Para Gildete Calumbi, representante do citado Ministério no evento, é uma oportunidade para avaliar o que tem sido feito no campo, o que precisa melhorar. “A Conferência é um momento que todos podem participar, são mãos que constrói a política de ATER do Brasil”, frisou.

A Conferência em Juazeiro contou com a organização da EBDA, Irpaa e Sasop (Serviço de Assessoria a Organizações Populares) – todos executores do serviço de ATER no Território Sertão do São Francisco – e elegeu 12 delegados/as para a etapa estadual. A etapa nacional acontecerá em abril deste ano.

 

Saiba mais:

Ministro do MDA assume compromisso com agricultores/as em encontro realizado pelo IRPAA

Agricultores/as avaliam positivamente trabalho de ATER desenvolvido pelo IRPAA

Projeto ATER para Mulheres dá início às etapas de avaliação


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

1ª Conferência Territorial de ATER contou com ampla participação dos municípios

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005