IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Lideranças do Movimento dos Pequenos Agricultores participam de formação na área de comunicação

Lideranças do Movimento dos Pequenos Agricultores participam de formação na área de comunicação

Um grupo de liderança formado por jovens de diferente estados do Nordeste e membros dos coletivos de comunicação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), participou de uma formação na área de comunicação, que ocorreu nos dias 09 e 10 de fevereiro, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro. A formação abordou conteúdos teóricos e de linguagens da comunicação e foi ministrada pelas jornalistas Karine Silva e Gisele Ramos, ambas colaboradoras do Eixo de Comunicação Irpaa.

Um dos objetivos dessa formação foi fortalecer as ações de comunicação nos coletivos estaduais do MPA e do movimento em nível nacional, uma vez que a organização já definiu a comunicação como uma das principais bandeiras de sua atuação. Outro objetivo importante foi o início da construção de plano de mídia voltado para a realidade do próprio MPA.

O debate em torno da comunicação a partir do papel e da influência da mídia no atual momento político brasileiro também esteve na formação, por ser um assunto tão presente nas ações e estratégias dos movimentos de lutas sociais em todo o país. Além dessas reflexões, a formação abordou também algumas técnicas relacionadas a linguagem de audiovisual com vistas para a produção de vídeos a serem explorados nas redes sociais, o que pode ser uma importante ferramenta de comunicação para o movimento, conforme afirmou a jornalista Karine Silva.


Para o jovem Tiago Aquino, do coletivo de comunicação do movimento do estado da Paraíba, toda essa formação foi bastante útil para que o MPA tenha seus próprios comunicadores e redes de comunicação divulgando as lutas e à realidade dos pequenos agricultores/as, que muitas vezes não são destaques nas grandes mídias.


Vane Souza, que faz parte tanto do Coletivo Nacional como também do coletivo de Pernambuco, disse o quanto a comunicação é importante para fortalecer o movimento em nível regional e nacional, e que a formação feita no Irpaa vai ajudar bastante o MPA nas suas metas e diretrizes de comunicação que devem constar no seu plano de mídia. Vane acredita muito na possibilidade do Movimento se apoderar de técnicas e meios de comunicação e usá-las como ferramentas estratégicas para fortalecer as bases e as bandeiras de atuação tão importantes para o movimento.

Texto e Foto : Comunicação Irpaa

 

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Lideranças do Movimento dos Pequenos Agricultores participam de formação na área de comunicação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005