IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidade de Fartura se anima com o plantio de espécies da caatinga

Comunidade de Fartura se anima com o plantio de espécies da caatinga

O plantio de dezenas de mudas de umbuzeiro animou as famílias da comunidade de Fartura e região circunvizinha, interior de Sento-Sé no Norte da Bahia. A ação faz parte do Projeto Recaatingamento, executado pelo Irpaa com o patrocínio da Petrobras, que tem como proposta proteger e recuperar áreas de caatinga que estão em processo de degradação, oferecendo também condições de melhorias para as famílias rurais por meio do manejo da produção agropecuária.


Nos próximos dias, outras espécies frutíferas e forrageiras que geram alimentos tanto para as pessoas como para os animais, serão plantadas em uma área total de 131 hectares. As mudas são cultivadas pela própria comunidade em viveiro construído para este fim.
 

Por que priorizar o plantio do umbuzeiro?

Um dos técnicos em agropecuária atuante no Projeto, José Adelmo, que orientou o trabalho na comunidade, lembra que os solos arenosos da área, cujo plantio é feito através de adubação orgânica (a base de esterco de animais), promete um resultado bastante produtivo em pouco tempo. As mudas serão em breve enxertadas com galhos de umbuzeiros prestes a brotar os frutos, explica. Adelmo comenta ainda que além da produção de umbu e outras espécies da caatinga, a área também vai se transformar em berçário para reprodução de alguns animais que já habitam o local, a exemplo de espécies do tatu, como o peba e o tatu-bola que em muitas regiões estão ameaçados de extinção.
 

O jovem Manoel Junior, agente ambiental do Recaatingamento na comunidade, afirma que as famílias se animaram principalmente porque o plantio da área a ser recaatingada começou exatamente com umbuzeiros, fruta silvestre muito apreciada e que pode gerar muitas melhorias para as famílias de Fartura, pois a comunidade será em breve contemplada com uma minifábrica de beneficiamento de frutas. Segundo Manoel, a produção do umbu e o beneficiamento da fruta na fabricação de doces, sucos, compotas e outros derivados, vai proporcionar uma excelente opção de renda para as famílias da comunidade.

A perspectiva de melhorias no ponto de vista produtivo também faz parte do Projeto Recaatingamento, que a partir de uma ação de preservação ambiental, agrega outras formas das famílias produzirem seus sustentos sem degradar a caatinga.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidade de Fartura se anima com o plantio de espécies da caatinga

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005