IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Leitura é tema de encontro de recreadores e recreadoras em Juazeiro

Leitura é tema de encontro de recreadores e recreadoras em Juazeiro

Estimular a prática da leitura, a contação de história, instigar a imaginação infantil, são alguns dos objetivos da formação continuada dos recreadores e recreadoras, que atuam no projeto de Assessória Técnica e Extensão Rural. O encontro começou nessa última quinta-feira (26), no Centro de Formação Dom José Rodrigues. A formação também pretende provocar a reflexão do quanto é importante despertar na infância o prazer pelo ato de ler.

A leitura em voz alta, a leitura compartilhada, a leitura teatral e a utilização dos recursos de gravuras, imagens foram algumas das estratégias debatidas para atrair a atenção e o encanto das crianças nos momentos das atividades de recreação na comunidade. Assim, é garantido que todas as crianças participem dessa atividade, seja fazendo a leitura visual, através das ilustrações, ou recontando as histórias a partir da sua percepção e imaginação.

De acordo com Juci Carvalho, colaboradora do Eixo Educação, o trabalho da recreação ajuda na formação das crianças, sendo a leitura uma importante ferramenta, pois nesse momento “a gente poder possibilitar que essas crianças ao ouvir outras histórias, possam dizer: eu vivi isso, eu estou vivendo isso, eu ouvi isso na minha casa... as crianças vão poder ter momentos onde elas contem e falem de si, que fale de sua realidade”, destacou a educadora popular.

Alguns recreadores/as pontuaram que já vem desenvolvendo a leitura durante suas atividades e que toda a troca de experiência e conhecimento que ocorre durante o encontro, possibilita novas formas de realização às ações juntos das crianças. O recreador Cosme Alves, destaca que nos momentos com as crianças é explorado a ludicidade, a criatividade das crianças, enquanto nos espaços de formação formal pouco é explorado o lúdico. Come ainda pontua que a partir das discussões na formação ele vai “trazer a criança para a história, fazer a criança construir sua própria história, sua própria leitura, para que cada vez mais ela goste de ler”, afirma o recreador.

Além de utilizar dos elementos teatrais, como modificar a entonação da voz, a caracterização dos personagens durante as leituras, Francilene Mara, recreadora do município de Uauá, comenta que busca contextualizar as histórias com a realidade das crianças, com o intuito de contribuir na construção da identidade e valorização da vivência dos meninos e meninas e seus familiares.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Leitura é tema de encontro de recreadores e recreadoras em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005