IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Intervenções artísticas, palestras e caminhada fazem parte da programação da Semana da Água em Curaçá

Intervenções artísticas, palestras e caminhada fazem parte da programação da Semana da Água em Curaçá

Com os olhares atentos, os/as moradores/as da comunidade de Rompedor assistiram a apresentação do grupo Galeota das Artes, que através da música, do teatro de bonecos e exibição de vídeos educativos abordaram a temática da crise hídrica, além de sensibilizar a população para preservação do meio ambiente. A atividade cultural aconteceu na noite da última quinta-feira (19), no interior de Curaçá.

A espectadora Maria Janaina Simões, aprovou à abordagem lúdica para chamar a atenção da população para as questões de acesso e gerenciamento da água. “Dessa forma lúdica não envolve apenas os adultos, mas também as crianças, que são o futuro do nosso país”, afirma Maria.

Para o artista Denis Santana, “as discussões nos seminários, nos rádios e televisão acabam assumindo uma linguagem técnica e muito formal”, enquanto o trabalho envolvendo música, teatro de boneco, cinema possibilita ao público uma interação e compreensão da informação de forma mais divertida e fácil. Além desse momento na comunidade, o grupo realizou diversas apresentações com o tema "água" nas escolas de Curaçá, contribuindo na reflexão da pergunta “Crise hídrica: falta água ou gestão?”. Nas escolas também aconteceram palestras realizadas pelo o Irpaa durante toda a semana.

Já na tarde da sexta-feira (20) os/as curaçaenses participaram da caminhada em comemoração a Semana da Água. A caminhada envolveu os/as estudantes de diversas escolas da região e a comunidade em geral com objetivo de despertar e sensibilizar a população para preservação da água, degradação dos rios, e quais são os maiores consumidores e contaminadores desse recurso hídrico. A professora Rosana Sampaio chama atenção para o fato de que é preciso mais que somente fechar a torneira do uso doméstico, pois os grandes consumidores são as indústrias e o agronegócio. “Esta grande produção na nossa região, o povo fala que é o desenvolvimento e a vinda de grandes empresas para aqui, que desenvolvimento é esse que a gente não observa se o meio ambiente e rio São Francisco consegue doar tanto? Eu acho que o momento é de pensar quais indústrias, fábricas e produções que merecem estar no nosso local e realmente estão contribuindo socialmente para nossa comunidade”, pontua a professora.

Rosana ainda aponta outro elemento que tem contribuindo para a crise hídrica, o consumo exagerado da sociedade: “diminuindo o consumo… a gente vai forçar essas empresas a produzirem menos também”. A estudante Maria Cristina ainda complementa falando que "o problema é a gestão da água, pois a estiagem é fenômeno natural da nossa região. Outro elemento é o desperdício de água”.

Foram com cartazes, faixas e com falas em defesa do rio que as pessoas percorreram as ruas de Curaçá até a beira do rio São Francisco, onde plantaram árvores da Caatinga. Ainda em comemoração a Dia Mundial da Água vai ser realizado, na noite de domingo, uma missa na Praça Raul Cortez. É preciso lembrar que todas essas comemorações são alusivas ao Dia Mundial da Água, mas que a luta e o cuidado com os rios, com o gerenciamento da água precisam ser constante no dia a dia da população.

A Semana da Água em Curaçá foi realizada pela Paróquia Bom Jesus da Boa Morte, com apoio de diversas entidades, a exemplo do Irpaa, Instituto Mata Branca, Rádio Comunitária Curaçá FM, Galeota das Artes, Secretaria de Desenvolvimento Rural de Curaçá. Além de Curaçá, outras cidades do Território Sertão São Francisco realizaram atividades de conscientização sobre o uso da água a preservação do meio ambiente.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Intervenções artísticas, palestras e caminhada fazem parte da programação da Semana da Água em Curaçá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005