IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Diversidade de sabores da Caatinga marca lançamento de licores oriundos da Agricultura Familiar

Diversidade de sabores da Caatinga marca lançamento de licores oriundos da Agricultura Familiar

Promover os licores de frutas nativas da Caatinga, fortalecer a produção da agricultura familiar, intensificar a visitação e as vendas no Armazém da Caatinga. Esses foram alguns dos objetivos do lançamento dos licores da agricultura familiar, realizado na noite de ontem (6), no Armazém da Caatinga, localizado na Vila Bossa Nova, Orla II, em Juazeiro. A noite foi marcada por muita animação, forró, degustação de diferentes sabores de licores de frutas como: palma, umbu, licuri, maracujá, amendoim, jabuticaba, buriti, pucã, cacau, jenipapo, além de interação entre produtores e consumidores.

Esta atividade fez parte da programação de um Encontro de Organizações Econômicas, que está sendo realizado em Juazeiro, e termina hoje (7). O lançamento contou com a participação de cooperados/as, agricultores/as familiares e visitantes. A presidenta da Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), Denise Cardoso, ressalta que o momento foi oportuno para ampliar a divulgação da produção feita pelas organizações da região. “Juntamos a oportunidade de estar junto com as cooperativas [no encontro] para elas apresentarem seus licores (…) São mais de 10 tipos de licores, uma oportunidade de promover ainda mais essa parte da produção das cooperativas, dos grupos que estão nas comunidades”.

Assim, esse lançamento dos licores foi uma forma de promover a produção da agricultura familiar, que tem uma diversidade de produtos que podem rechear as mesas neste período de festejos juninos. A colaboradora do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e presidenta da Cooperativa Agropecuária Familiar Orgânica do Semiárido (Coopervida), Gizeli Maria Oliveira, frisa que “A divulgação desses produtos que são frutos da Caatinga [é fundamental], pois muita gente não conhece. Pensa: vixe, é possível fazer licor de palma? Licor de umbu? É uma surpresa [para as pessoas], então precisa ser divulgado”. Pensando nisso, comunicadores/as e influenciadores/as da região também participaram do lançamento, para fazer chegar a mais pessoas as histórias de transformação social a partir da agricultura familiar.

Além disso, Gizeli, conta que este é um momento importante de reconhecimento, pois “A participação dos representantes, dos grupos, das cooperativas, das associações que estão aqui visitando o Armazém da Caatinga, vendo os seus produtos nas prateleiras, como é colocado, como é comercializado, e vendo o público degustando e elogiando os produtos que eles trazem dos municípios, dos outros territórios para o Armazém da Caatinga”, estimula e anima a produção dos/das agricultores/as.

A Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Semiárido do Sudoeste da Bahia (Coopisfa), no município Manoel Vitorino, participou do lançamento dos licores de frutas típicas da Caatinga apresentando os licores da Umbucuri, com sabores como: umbu, genipapo e cacau. O presidente da Coopisfa, Carisvaldo Alves, destaca que este é um momento para aumentar a comercialização, além de agregar mais valor aos produtos. “São produtos feitos da agricultura familiar, processado em agroindústria com todo padrão de higiene e hoje é um sucesso o nosso licor em toda região que a gente passa”, celebra.

A agricultora Jaciara Ladislau, de Sento Sé, fez questão de participar do evento, pois reconhece a importância da divulgação dos produtos da agricultura familiar, que em sua maioria são produzidos por mulheres. O Armazém da Caatinga se tornou um ponto turístico na cidade de Juazeiro, atraindo pessoas de diversos lugares, então “Estar dentro do Armazém da Caatinga é uma vitrine para que outras pessoas e locais tenham também acesso a esses produtos da agricultura familiar”, ressalta Jaciara.

Incentivar a produção e fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar é uma forma de transformar e melhorar a vida das pessoas, homens e mulheres do Semiárido brasileiro. Nesse sentido, o técnico em desenvolvimento agroindustrial da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Egnaldo Xavier, explica que a CAR “Tem um papel importante que é, de fato, garantir que as famílias tenham acesso a políticas públicas de desenvolvimento (…) com recursos públicos para transformar uma realidade e que as pessoas possam viver bem nessa região”.

O evento é uma realização da Central da Caatinga, Irpaa e da CAR, por meio do Pró-Semiárido, Projeto do Governo da Bahia, com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Texto e foto: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Diversidade de sabores da Caatinga marca lançamento de licores oriundos da Agricultura Familiar

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005