IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

VI edição da Feira de Caprinos e Ovinos de Itamotinga inclui novas potencialidades da Agricultura Familiar local

VI edição da Feira de Caprinos e Ovinos de Itamotinga inclui novas potencialidades da Agricultura Familiar local

A comunidade de Cacimba do Silva, sediou a VI Feira de Caprinos e Ovinos de Itamotinga nos dias 09, 10 e 11 deste mês. Exposição e comercialização de animais e produtos alimentícios oriundos das comunidades do distrito e variados tipos de artesanatos deram o tom do evento, que é organizado pela Associação de Pequenos Produtores Rurais das Fazenda Integradas Cacimba do Silva e Sertãozinho do Distrito de Itamotinga em parceria com a prefeitura de Juazeiro.

Na programação constou também apresentações culturais como quadrilha junina e o tradicional forró no segundo dia da Feira. O vice-presidente da Associação local, Márcio Passos, diz que o sentimento da comunidade “é de felicidade e conquista porque a gente sente que a cada ano o distrito está ganhando força, conseguindo agregar valor à agricultura familiar”. Ele destaca ainda o diferencial desta edição que foi a valorização de outros segmentos como a produção de doces e de artesanato, uma inovação proposta pela Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), segundo Márcio.

A secretária da Adeap, Maraíza Carvalho, avalia que as Feiras são eventos que mostram que, apesar da crise que o país atravessa e do momento de estiagem prolongada na região, existe um aumento de empreendedores/as e de criadores/as, uma vez que este ano a Feira contou com aumento considerável do número de expositores/as de animais com relação a edição de 2016.

Além de expositores/as de Itamotinga, a Feira contou com representantes de outros distintos vizinhos, a exemplo do criador Flávio Luíz dos Santos que é do distrito de Pinhões e pela primeira vez expôs na Feira. Ele afirma que a base da renda da sua família é a caprinovinocultura e que a Feira é uma oportunidade não só de venda mas de troca de informações e garante: “já é mais um criador que vai tá aqui ano que vem, a gente não pode deixar de vir não”.

A participação de jovens no evento também é um elemento importante considerado pela Associação de Cacimba do Silva, uma forma de garantir a continuidade da tradição de criação de animais na região. “A gente tá conseguindo colocar a juventude dentro das Feiras, isso é muito bom porque renova as esperanças dos produtores rurais”, expressa Márcio Passos.

A VI Feira de Caprinos e Ovinos de Cacimba do Silva contou com o apoio do Banco do Nordeste, Governo Federal, Adab, Sebrae, Univasf, Irpaa, STRJ, COOAFJUR, Uneb, Polícia Militar, Rádio Juazeiro, Cesol e Constesf.

Texto e fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

VI edição da Feira de Caprinos e Ovinos de Itamotinga inclui novas potencialidades da Agricultura Familiar local

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005