IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Educadores/as de Curaçá participam de formação sobre uso de livro didático contextualizado

Educadores/as de Curaçá participam de formação sobre uso de livro didático contextualizado

Educadores e educadoras do 4 º e 5 º ano das escolas municipais do campo localizadas nas comunidades de São Bento, Poço de Fora, Mundo Novo, Barro Vermelho, Roçado e Ferrete, interior de Curaçá, no sertão da Bahia, participaram na última segunda-feira (11) do segundo encontro de formação do projeto de uso de material didático contextualizado com o Semiárido. A iniciativa do Projeto é do Irpaa em parceria com a Secretária de Educação de Curaçá.

Durante a formação, o grupo relatou como foi o primeiro contato das crianças com o livro Conhecendo o Semiárido Volumes 1 e 2. “Elas gostaram muito, se encontraram no livro”; “animadas as crianças folhearam todo livro”, essas foram algumas das falas das educadoras e educadores que estão trabalhando em sala de aula o livro contextualizado. Conhecer e discutir o conceito da interdisciplinaridade, transposição didática e a contextualização, elementos da pedagogia, também fez parte do encontro.

“Contextualizar é compreender o mundo a partir do local para o global”, pontua Edineusa Souza, colaboradora do Irpaa e uma das autoras do livro contextualizado,o qual permite aos professores/as trabalharem de forma integrada com o material oferecido pelo Ministério da Educação – MEC. “O projeto traz essa oportunidade de trabalhar o livro contextualizado e não descartar o livro do MEC que a escola trabalha, é na verdade uma forma dos professores e professoras enxergarem que as possibilidades de trabalhar o conhecimento podem ser construídas a partir de uma compreensão do que seja educação contextualizada”, declara Edineusa.

De acordo com Sandra Regina Pires de Araújo, coordenadora pedagógica de Curaçá, a educação contextualizada no município é trabalhada por alguns educadores/as, a exemplo das agrovilas e da comunidade de São Bento. “A gente tem proposta política pedagógica para as escolas municipais que vem tratando a educação contextualizada, embora hoje em dia ela tenha ficado um pouco engavetada.... mas algumas escolas fazem suas propostas baseadas nesse documento”, afirma a coordenadora. Ela acredita que o livro Conhecendo o Semiárido Volumes 1 e 2, vai reforçar a prática da educação contextualizada em Curaçá. “A gente considera o livro didático uma forma importante, porque ele traz conteúdo básico que são necessário para aprendizagem do aluno...o livro de educação contextualizada vem justamente comungar com esse trabalho...reforçando a importância do professor está contextualizando aqueles conteúdos”, avalia.

O educador Naelson Brandão dos Santos contou que mesmo antes do projeto ele já trabalhava com seus estudantes de forma contextualizada, pois “é importante essa contextualização, pra mostrar para ele e facilitar o aprendizado e para que eles conheçam a sua localidade e seu lugar”, diz. Ele ainda complementa, afirmando que não trabalha só a localidade, mas também o global e que o livro é mais um recurso que vai contribuir para essa prática educacional.

As educadoras e educadores avaliaram o momento de formação como um espaço que desperta um novo olhar, rico de conhecimento, além de permitir a socialização das experiências vivenciadas por cada um/a.

Para além das formações, o projeto de uso de material didático contextualizado com o Semiárido prevê um trabalho de monitoramento e acompanhamento, com visitas nas escolas que estão trabalhando com o livro. Está sendo feita também a sistematização de experiência, construída com as narrativas das/dos educadores/as sobre o uso do livro Conhecendo o Semiárido Volumes 1e 2 articulado com o livro didático utilizado em sala de aula.
 

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Educadores/as de Curaçá participam de formação sobre uso de livro didático contextualizado

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005