IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Irpaa realiza mais uma assessoria para produção de materiais paradidáticos

Irpaa realiza mais uma assessoria para produção de materiais paradidáticos

A proposta da educação contextualizada ao Semiárido é um trabalho desenvolvido pelo Irpaa em parceria com diversas entidades e municípios da região. Uma das parceiras nessa pauta é a Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia, a Aecofaba, que atua na formação didática de jovens, principalmente da zona rural, valorizando e potencializando a agricultura familiar, considerando a realidade na qual seus estudantes estão inseridos.

A partir dessa parceira estão sendo realizados diversos encontros entre a equipe do Eixo Educação do Irpaa e a Associação, na perspectiva de contribuir com a produção de materiais paradidáticos contextualizados, que é uma das linhas de atuação da entidade. Neste sentido, nos dias 8 e 9 deste mês, aconteceu o quarto encontro entre as entidades, nele estavam presentes as colaboradoras do Irpaa, Lucineide Araújo, Edineusa Souza e Edileuza Silva, com aproximadamente 45 educadores e educadoras das cidades de Anagé, Boquira, Botuporã, Tanque Novo, Caculé, Licínio de Almeira, Macaúba e Paramirim que fazem parte da Zonal 2 da Aecofaba.

O encontro aconteceu na cidade de Boquira, com o propósito de debater e aprofundar a compreensão da educação para a Convivência com o Semiárido com os/as educadores/as, além de analisar as produções dos materiais paradidáticos com os professores e professoras. A proposta de educação trabalhada no encontro permite o/a estudante trazer sua realidade para as discussões em sala de aula, fazendo uma relação com os conteúdos pedagógicos trabalhados nas disciplinas.

Segundo Edileuza, a produção de materiais, a partir desta assessoria do Ipraa "tem como um dos princípios a interação, que se dá seguinte forma: dar-se o aporte teórico para produção, por exemplo, diretrizes e princípios que regem os materiais didáticos e a partir daí os educadores vão construindo”. Neste encontro foram analisadas as produções da comunidade de Boquira, pois ela estava mais fundamentada na proposta da Convivência com o Semiárido.

Após as análises dos materiais pela equipe do Irpaa e o grupo de educadoras/es, as comunidades vão fazer a revisão e a reformulação seguindo das observações realizadas. De acordo com Edileuza, algumas escolas vão finalizar as produções didáticas este ano, elas elaboraram os livros a partir do que já foi discutindo e outras terminaram no próximo ano. Haverá ainda outros encontros com a Aecofaba a serem definidos.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa realiza mais uma assessoria para produção de materiais paradidáticos

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005