IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Simpósio em Juazeiro debate mudanças climáticas e desertificação

Simpósio em Juazeiro debate mudanças climáticas e desertificação

As exposições de pesquisadores e gestores de projetos ambientais apresentadas no III Simpósio de Mudanças Climática e Desertificação no Semiárido Brasileiro mostram o quanto a região dispõe de tecnologias e alternativas relacionadas às mudanças climáticas e seus efeitos . O Simpósio, que começou no último dia 25 e vai até o dia 27 de outubro, no auditório da Univasf em Juazeiro, é uma realização da Embrapa, Univasf, Instituto Nacional do Semiárido e do Ministério de Agricultura e Abastecimento, reúne estudantes, pesquisadores e gestores públicos de toda a região.

Nos painéis de discussões, temas como Politicas para Redução de Emissão de Carbono, Recursos Hídricos e Educação Ambiental estarão na pauta do evento durante os três dias.

O secretário Executivo de Meio Ambiente de Pernambuco, Hélvio Polito, que expôs o tema : Politica Estadual de Mudanças Climáticas e Combate a Desertificação, provocou importantes reflexões a parir dos subsídios legais que já existem na perspetiva de mitigação e prevenção dos efeitos causados pelo aquecimento global, escassez de água, desertificação e outras consequências oriundas das mudanças climáticas.

Nesse sentido, práticas como as que vem sendo desenvolvidas através do Projeto Recaatingamento são vistas como importantes contribuições para prevenção de fenômenos como a desertificação no bioma caatinga. O projeto tem realizado plantio de vegetação nativa, cobertura de solos, além de estimular outras ações contrárias ao surgimento da erosão, das práticas de queimadas e desmatamentos, etc.

A coordenadora do Simpósio, Francilene Angeloti, (pesquisadora da Embrapa/Petrolina-PE), afirma que as orientações tiradas do encontro servirão muito para subsidiar propostas para outros grandes encontros sobre Mudanças Climáticas previstas para acontecer em todo o país em 2012. Para a pesquisadora, é muito importante levantar e pôr em prática as alternativas antes que os problemas previstos provoquem os prejuízos ao meio ambiente.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Simpósio em Juazeiro debate mudanças climáticas e desertificação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005