IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Globo Ecologia grava reportagem sobre Convivência com o Semiárido

Globo Ecologia grava reportagem sobre Convivência com o Semiárido

As tecnologias e alternativas de Convivência com o Semiárido experimentadas por famílias sertanejas que, de forma criativa, superam os efeitos de uma grande seca, estão ganhando destaque em importantes programas de televisão. Recentemente o Programa Profissão Repórter da Rede Globo fez uma abordagem sobre o tema. A equipe comandada pelo jornalista Caco Barcellos gravou no interior de Curaçá, formas e manejos de criação de animais no sertão. A produtora Sétima Arte, pioneira em documentários e reportagens pela Internet, gravou matéria sobre a utilização da Bomba D’água Popular em Remanso. No ultimo sábado, dia 04, foi a vez de o Programa Globo Ecologia abordar a importância da água de chuva armazenada para produção de alimentos. O programa exibido nas manhãs de sábado na Rede Globo, produziu uma reportagem na propriedade de dona Maria Djalva em Bom Socorro, interior de Curaçá. Esta equipe de jornalistas e produtores acompanhou o dia a dia dessa família sertaneja que por meio de uma cisterna de produção, que armazena 56 mil litros de água, cultiva uma variedade de frutas, verduras e hortaliças que muito ajudam na melhoria do padrão alimentar e econômico dessa família.

Dona Djalva, mais conhecida por “Maria Preta” disse aos jornalistas que a grande mudança na vida sua família veio tanto por meio da cisterna como também pelos conhecimentos adquiridos acerca das formas corretas de se viver e produzir no sertão. Ela lembrou que para isso não existe mistérios, basta somente que as pessoas aprendam a conviver e produzir de acordo às condições próprias do clima dessa região.

Exibições das matérias


O programa Profissão Repórter será o primeiro a exibir sua matéria. A previsão é que no próximo dia 07 a partir das 23 horas, o programa mostre sua abordagem sobre o Semiárido. Já a matéria sobre a Bomba D’água só deve estar disponível na internet depois do dia 14 de maio, enquanto que o Globo Ecologia fará a exibição sobre o aproveitamento da água de chuva somente no mês de agosto. O importante é que idéia da Convivência com o Semiárido ganhe seu merecido destaque na mídia nacional devido sua importância para a melhoria de vida do povo desta região.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Globo Ecologia grava reportagem sobre Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005