IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Assessoria técnica na Bahia impacta positivamente famílias agricultoras e demonstra a importância das políticas públicas de Ater

Assessoria técnica na Bahia impacta positivamente famílias agricultoras e demonstra a importância das políticas públicas de Ater

Fortalecimento da mística, para animação da caminhada; troca de experiências e apresentação dos resultados e avanços. Essas atividades marcaram o Seminário Estadual de Avaliação Final de Contratos de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Ater), referentes aos editais 01 e 02/2018 - Agroecologia e Mulheres Rurais. O evento, que foi realizado entre os dias 9 e 11 de agosto em Feira de Santana-BA, teve como finalidade avaliar os resultados desses projetos de Ater realizados em diversos Territórios da Bahia, além de apontar as demandas das famílias assessoradas, que devem contribuir no planejamento da continuidade das ações de Ater no estado.

O coordenador institucional do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Clérison Belém, destacou a importância do Seminário para as entidades executoras, a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e os/as agricultores/as, mostrando o diferencial que as políticas públicas de Ater faz na vida das famílias rurais. “O Seminário final de avaliação de Ater é importante para gente observar e conhecer os principais resultados das chamadas públicas de Ater Agroecologia e Ater Mulheres. (...) Um momento para a gente ver todo esse potencial da assessoria técnica e a importância da política de Ater para a Bahia”.

Dentre os diversos temas abordados de forma teórica, prática, individual e coletiva com as 540 famílias assessoradas do Projeto Ater Agroecologia, executado pelo Irpaa, nos municípios de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Remanso, Uauá e Pilão Arcado, foi enfatizada a importância da produção de alimentos saudáveis, autonomia econômica, mais qualidade de vida, trabalho justo, conservação do meio ambiente e respeito às diferenças, pontos fundamentais para a Agroecologia e a Convivência com o Semiárido. Nesse sentido, o colaborador do Irpaa, André Luiz Pereira, reafirma os benefícios proporcionados pela Agroecologia, que "É importante na produção dos agricultores/as familiares, pois é uma forma sustentável de produzir alimento, tanto para o consumo das famílias, como para venda do que for produzido a mais nesses sistemas agroecológicos. Dessa forma, a família consegue melhorar a sua segurança alimentar e também oferecer produtos de boa qualidade para o mercado".

Além da participação das equipes técnicas das entidades executoras da Ater, e de representantes da Bahiater, órgão que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o Seminário contou com a presença e depoimentos de agricultores/as assessorados/as pelo projeto Agroecologia ou Mulheres Rurais, que evidenciaram a diversidade cultural e produtiva das famílias agricultoras da Bahia.

Assim, dialogando com a afirmação de André Luiz, a agricultora, Nilcelia Santos, conhecida popularmente por “Bibi”, da comunidade Lagoa dos Cavalos em Remanso, também participou do Seminário e ressaltou a importância da Agroecologia a partir da sua experiência como assessorada do Projeto Ater Agroecologia, executado pelo Irpaa. "Após o Agroecologia na minha comunidade, a minha família passou a produzir um quintal produtivo de hortaliças, com produtos em quantidade e de qualidade. E assim, passamos a ter uma alimentação saudável, podendo ainda expandir para o mercado", frisou Bibi que, após desenvolver práticas agroecológicas e contar com assessoria, teve um aumento significativo na renda e na comercialização dos excedentes, acessando diferentes mercados.

A diretora de Ater, da Bahiater, Marise Caribé, reconheceu a importância das organizações, dos técnicos e das técnicas e dos/as agricultores/as estarem presentes no Seminário Final de Avaliação, pois este é o momento de “Celebrar o final de um ciclo, pra poder dividir e somar essas construções, experiências, ao longo desses anos. A gente entende que é um processo que não dá nem para mensurar em palavras da importância dessa ação para Ater. Para os agricultores e agriculturas, a gente sabe o quanto vocês nos representam maravilhosamente bem. Vocês são nossos braços e nossas pernas”, enfatizou.

Texto: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa
Fotos: Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Assessoria técnica na Bahia impacta positivamente famílias agricultoras e demonstra a importância das políticas públicas de Ater

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005