IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunicação para a Convivência com o Semiárido é tema de oficina com integrantes da Rádio Luz do Sertão FM, de Uauá

Comunicação para a Convivência com o Semiárido é tema de oficina com integrantes da Rádio Luz do Sertão FM, de Uauá

Comunicadores/as da Rádio Comunitária Luz do Sertão FM, de Uauá, participaram no último sábado (12), de uma oficina de Comunicação para a Convivência com o Semiárido e Comunicação Comunitária e Popular. A atividade, que contou também com a presença de convidados/as, abordou temas como a importância desse tipo de comunicação para pautar as potencialidades do Semiárido, para dar ênfase aos assuntos locais e promover a apropriação da comunidade desse espaço. Além disso, teve debate sobre o histórico do monopólio da mídia e a influência da mesma na construção de estereótipos do Semiárido como um lugar sem vida. Houve ainda, dicas para aprimorar o texto informativo na linguagem do rádio.

Outro assunto pontuado ao longo das discussões foi a importância de garantir a diversidade na programação. O comunicador da rádio, e diretor do blog Uauá Web, Acássio Teles, afirma que a oficina abordou “todos os elementos que a rádio comunitária tem em seus programas. Tem as diversidades, tem programa de escola, de associações, vários tipos de programas. Então, aqui foi um aprendizado que a gente vai levar para dentro da rádio e transmitir para nossa sociedade, nossos ouvintes. A diversidade é importante, a rádio comunitária tem a sua importância na comunidade e temos que saber usar para o bem da comunidade”.

A integrante do núcleo municipal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Nanci Rodrigues, destaca que os conhecimentos vão agregar na atuação da entidade, que tem um programa na rádio. “Nos trouxe à luz a informação de como trabalhar a comunicação, como a informação chegar até a comunidade de forma clara, transparente, numa linguagem da rádio. Então, foi uma oficina prazerosa, a gente agradece ao Irpaa…”.

Pedro Peixinho, que está atuando como Diretor Cultural e de Comunicação Social da Rádio e também participa do Movimento Popular e Histórico de Canudos, aponta a necessidade de multiplicar o que foi abordado. “Nós entendemos que é de grande importância nós procurarmos valorizar a radiodifusão comunitária no nosso município e toda nossa região do Semiárido, principalmente, procurando multiplicar esse aprendizado de hoje, muito proveitoso, muito importante”.

Diante dos temas discutidos, Peixinho também enfatiza que é importante que as “pessoas da comunidade procurem se chegar mais à nossa rádio comunitária, no sentido de que tenham essa compreensão de que a rádio pertence à toda comunidade, a todos nós, da periferia, do centro da cidade, da zona rural”.

O presidente da Associação mantenedora da Luz do Sertão FM, Pedro Alves, avalia que a atividade agregou na formação dos/as integrantes da rádio. “São comunicadores que tinham algumas dificuldades em sua fala, na hora de apresentar seu programa. Eu tenho certeza que foi de grande importância essa oficina”.

Através dessas ações de fortalecimento da comunicação comunitária, auxiliando na formação de comunicadores/as, podemos avançar na construção de outras narrativas sobre o Semiárido. “O espaço da rádio comunitária é um espaço de poder, no qual os comunicadores e comunicadoras podem levar para a população notícias locais que não são veiculadas na grande mídia. Por isso, é importante que a comunidade se aproprie desse lugar, divulgue e defenda o Semiárido e toda a sua riqueza, beleza, e também paute os desafios locais, em busca de melhorias para a comunidade e respeito aos direitos das pessoas do campo e da cidade”, ressalta a colaboradora do Irpaa, Lorena Simas.

A Rádio Comunitária Luz do Sertão FM - 87,9 foi fundada em 28 de março de 1998, mas só obteve a outorga em 2010. Desde o início, a emissora preza pelo engajamento de outras entidades locais. Atualmente, a Associação tem 18 instituições filiadas e já trabalha a possibilidade de agregar novos/as associados/as. Além disso, está em andamento uma campanha solidária no município para arrecadar fundos, que serão investidos na construção da sede da rádio.

A oficina, que foi realizada pelo Irpaa e a rádio, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Uauá e reuniu 16 participantes. A Luz do Sertão FM é uma das emissoras comunitárias parceiras do Irpaa que veiculam o programa Viva Bem no Sertão.

Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunicação para a Convivência com o Semiárido é tema de oficina com integrantes da Rádio Luz do Sertão FM, de Uauá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005