IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Jovens do Território Sertão do São Francisco participam do 3º Mês da Comunicação Popular em Juazeiro

Jovens do Território Sertão do São Francisco participam do 3º Mês da Comunicação Popular em Juazeiro

Cine debate, trilha da Convivência com o Semiárido, Comunicação Popular, Educomunicação, comercialização através do Instagram, intercâmbio de experiências da juventude, planejamento de ações nas comunidades, noite cultural e muita animação fizeram parte do 3º Mês da Comunicação Popular realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro. O Encontro contou com a participação de 30 jovens representando os municípios do Território Sertão do São Francisco.

O Encontro teve como objetivo possibilitar aos jovens rurais momentos de formação sobre comunicação popular, educomunicação, estratégias de divulgação da agricultura familiar, grupos produtivos, associações e cooperativas de suas comunidades. Além de fortalecer a discussão acerca da Convivência com o Semiárido e sensibilizar a juventude para as diversas possibilidades que o campo pode oferecer para a permanência no campo, através de oportunidades de geração de renda.

Para Lorena Simas, colaboradora do Irpaa, que esteve envolvida diretamente nesta mobilização, “O 3º Mês da Comunicação Popular é uma oportunidade de proporcionar novos conhecimentos à juventude rural, trocar experiências e despertar para outras perspectivas nas comunidades. Além disso, provocar a importância da comunicação enquanto estratégia para valorização das tradições, culturas, luta por direitos e também geração de renda”.

Nesse sentido, a jovem Adriana da Costa, da comunidade Ferrete, em Curaçá, integrante do grupo e Quiosque Águas de Ferrete, diz que “O Encontro foi muito importante, na aprendizagem de novos conhecimentos pra gente tá levando para o nosso empreendimento (...) a gente vai avançar mais nas tecnologias, desenvolver algumas lembrancinhas com nome do quiosque, fotos do rio, e tá comercializando, e com isso, garantir mais uma fonte de renda”. Adriana destaca ainda que o grupo deseja apostar também no Turismo Rural de Base Comunitária, fortalecendo ainda mais a comunidade.

A jovem Marta Grasiely Barbosa, do aldeamento Tuxi, em Abaré, fala sobre seu sentimento em relação ao Encontro: “Eu achei um momento muito bom pra mim (...) Era um curso que eu já queria fazer antes. Eu amei de verdade, foi uma experiência ótima pra mim”. Sobre os aprendizados adquiridos durante esses dias, Grasiely conta o que pretende aplicar na sua realidade. “Procurar se especializar mais, porque é uma área que eu me identifico bastante, cuidar mais das redes sociais, fazer documentários, falar mais da gente (...) E a comunicação popular vai colaborar demais”.

Participando pela primeira vez de uma formação sobre comunicação, o jovem Igor Santos, da comunidade Vereda das Minas, em Remanso, conta que foi a primeira vez que ouviu sobre Educomunicação, e destaca a sua satisfação em ter participado do Encontro: “Estou muito feliz em ter participado. Eu vou aplicar de várias formas, tanto nas redes sociais quanto na comunicação da minha comunidade (...) O que me chamou mais atenção foi a parte de comercializar no Instagram”.

O jovem colaborador do Irpaa e integrante do grupo Carrapicho Virtual, Luiz Eduardo Ferreira, que também participou da organização do 3º Mês da Comunicação Popular destaca que “Organizar, participar e poder ajudar esses jovens que estavam participando do encontro, pra mim, foi um sentimento de realização. Porque eu me via neles, quando eu participava desses momentos, desses espaços, como jovem, pra participar, adquirir conhecimentos pra levar para minha comunidade. E hoje, eu poder fazer parte da organização e poder incentivá-los e ajudá-los, para quando chegarem nas comunidades, poderem repassar tudo isso, mobilizar outros jovens nas comunidades deles, pra mim, foi um dever cumprido (...) foi a realização de um sonho poder estar nesses espaços, agora como jovem atuante”.

Eduardo que é da comunidade Angico, no distrito de Junco, no Vale do Salitre, em Juazeiro, conta que também aprendeu muito com os jovens participantes. “Acho que eu aprendi mais do que eu ensinei, porque estar nesse espaço, com tanto jovem comunicador, enquanto comissão organizadora, para mim, foi de grande importância. Não só na questão profissional, mas também na questão de atuação política, porque eu conheci novas realidades que eu não tinha ideia que existiam, principalmente aqui na nossa região, no território do Sertão São Francisco. Então eu pude sair de lá com uma nova visão da realidade”, destaca.

O 3° Mês da Comunicação Popular acontecerá ainda no Piemonte da Diamantina, em Mirangaba (27 a 29/10) e no Piemonte Norte do Itapicuru, em Senhor do Bonfim (07 a 09/11). Os Encontros são uma realização da Articulação Semiárido Brasileiro na Bahia (Asa Bahia), por meio do Irpaa, Cofaspi e Cactus; e do projeto Pró-Semiárido, do Governo do Estado da Bahia.

Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Jovens do Território Sertão do São Francisco participam do 3º Mês da Comunicação Popular em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005