IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Riquezas da Agricultura Familiar da Caatinga e Cerrado serão evidenciadas na 27ª Fenagri

Riquezas da Agricultura Familiar da Caatinga e Cerrado serão evidenciadas na 27ª Fenagri

Você já experimentou a linguiça de bode? Tomou a cerveja do Umbu? Já saboreou a geleia do maracujá do mato? Esses e muitos outros produtos beneficiados a partir de matérias primas presentes nos Biomas Caatinga e Cerrado serão expostos e comercializados na Vila da Agricultura Familiar e Economia Solidária durante a 27ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada -  Fenagri,  que acontecerá entre os dias 11 e 14 de Julho, na área externa do Juá Garden Shopping, em Juazeiro – BA.

A Vila da Agricultura Familiar tem como objetivo fortalecer o novo modelo de produção baseado no trabalho sustentável e coletivo, promovendo o comércio justo e solidário através da comercialização de produtos da agricultura familiar. A Vila reunirá “empreendimentos que trabalham com a produção agroecológica, com artesanato e fortalecimento dos agricultores e agricultoras tanto no Bioma Caatinga como Bioma Cerrado... e esse ano a Vila ganha um  maior destaque dentro na Fenagri”, pontua Gizeli Maria, colaboradora do Irpaa, uma das responsáveis pela organização do espaço. 

A novidade dessa edição é a participação da Central do Cerrado, que reúne 35 organizações comunitárias de sete estados brasileiros (MA, TO, PA, MG,MS,MT e G0) e desenvolve atividades produtivas a partir do uso sustentável da biodiversidade desse bioma. A Central do Cerrado foi um dos espelhos para a formação da Central da Caatinga, que reúne cooperativas e grupos comunitários do bioma Caatinga com o objetivo de apoiar agricultores/as familiares na comercialização e valorização dos produtos locais, destaca Gizeli.

Nos empreendimentos serão comercializados alimentos in natura, produtos beneficiados, bebidas e artesanato. A cultura popular também estará presente através das apresentações do Samba de Véio do Rodeadouro, em Juazeiro, e grupo Galeota das Artes, de Curaçá. Outro destaque da Vila será o Espaço Gourmet, com alimentos e bebidas que poderão ser apreciados durante a visita, pratos oriundos da agricultura familiar, a exemplo do espetinho de carne de bode, escondidinho com carne de bode, cerveja de Umbu, Frozem de cachaça, entre outros.


A Vila da Agricultura Familiar e Economia Solidária funcionará a partir das 17h, encerrando às 22h, durante todos os dias da Fenagri 2018 e as/os visitantes terão 30 stands repletos de sabores, cheiros e cores, representando a vida que pulsa no Semiárido.

A 27ª Fenagri, que  também evidenciará o potencial da caprinovinocultura no Semiárido Baiano, tem como tema “Cultivando Sabores e Valores do Vale”, e é realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), contando com a parceria do Sebrae, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Uneb, Univasf, IFBA, IF Sertão entre outras entidades, sendo o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - Irpaa uma das co-realizadora da Vila da Agricultura Familiar.

Serviço: 

O quê: Vila da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Quando: 11 a 14 de julho.
Onde: 27º Fenagri – Juazeiro – BA.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Riquezas da Agricultura Familiar da Caatinga e Cerrado serão evidenciadas na 27ª Fenagri

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005