IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Sarau poético marca lançamento da literatura de cordel O Caminho da Liberdade, em Juazeiro

Sarau poético marca lançamento da literatura de cordel O Caminho da Liberdade, em Juazeiro

Participações musicais e poéticas, além de muita emoção e aconchego fizeram parte do Sarau “O Caminho da Liberdade”, realizado na noite desta quinta-feira (2), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. O evento marca o lançamento da obra de literatura de cordel, de Maviael Melo, inspirada nas lutas pela independência do Brasil no estado da Bahia.

A obra é dedicada ao público infanto-juvenil e reúne cordéis que destacam o movimento anticolonial que teve como protagonistas “pessoas do povo“, mulheres e homens pretos, as marisqueiras, os estivadores, os indígenas, além de vaqueiros e outros representantes de uma sociedade baiana invisibilizada.

De acordo com o autor, os textos foram inspirados em dois trabalhos dedicados ao tema, dos quais ele fez parte em 2023. Um deles foi o Docudrama "Caminhos da Liberdade: o Bicentenário da Independência da Bahia–1823-2023", com direção do professor Robson Costa; e a exposição "Verdade e Liberdade-A Saga Baiana da Libertação Nacional", que teve direção do professor e historiador Ricardo Carvalho.

Poetas e músicos como Pók Ribeiro, João Sereno, Marcone Mello, Mariano Carvalho e Pinzoh participaram do Sarau, deixando a programação ainda mais linda. O evento também contou com a intervenção poética do público, que teve espaço para declamar poemas e cordéis.

A apreciadora da arte, escritora e poetisa, Ana Paula Granja,marcou presença no Sarau. Ela destaca a importância da valorização da obra “Caminhos da Liberdade” e dos artistas regionais. “Caminhos da Liberdade" faz um viés completamente diferente, porque conta a história não contada a partir do cordel. Então, vale a pena que a gente se debruce nesta arte e que, sobretudo, valorizemos a arte daqueles que são tão próximos a nós. A gente se encanta às vezes com aquele que está tão distante contando uma história completamente estereotipada. Então, vamos de fato conhecer a nossa história através da arte de Maviael Melo”, frisa.

A professora de português, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Joca de Souza Oliveira, em Juazeiro, Maria Laís Moraes, fez questão de levar seus alunos para vivenciar o Sarau, que também é um espaço formativo. “É um momento de cultura, a gente precisa disso. E a gente está muito carente dessas coisas, desses encontros, desses eventos. Então, eu achei maravilhoso e estou amando. Eu estava dizendo ali que eu ganhei minha semana e ganhei o mês por esse evento”, destaca, animada, a professora.

Maria reforça ainda que “aula não é só você ficar entre as quatro paredes. Então, você proporcionar para seus alunos um momento desse, é maravilhoso. É cultura, eles precisam disso. E, às vezes, não têm a oportunidade de assistir, meus alunos estão ali encantados”.

Nesse sentido, a jovem Heloísa Moscam, de 15 anos, foi uma das estudantes levadas para o Sarau pela professora Laís. Essa foi a primeira vez que Heloísa participou de um momento assim, repleto de poesia e cantoria. “Está muito interessante, eu estou gostando muito! Estava prestando muita atenção, principalmente nas canções. Está muito bonito!”.

Emocionado com a realização e repercussão do evento, Maviael enfatiza que fica o “sentimento de alegria por mais um trabalho publicado, mais um trabalho realizado e tem tido uma repercussão muito boa”. O autor, que já realizou o lançamento da obra em Salvador e Brasília, espera ter uma boa recepção, após o lançamento, também em Juazeiro “a recepção e o resultado foi muito bacana (...), essa alegria que está sendo Caminhos à Liberdade”.

A coordenadora administrativa do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Nívea Rocha, reforça a importância e o compromisso da instituição com o apoio a ações desse tipo. “Apoiar essas iniciativas de valorização da cultura, da linguagem, de uma obra como essa, de fato, a gente dá nesse cenário um sentido de esperança, de poder ofertar à nossa sociedade uma leitura artística, que traz a nossa ancestralidade, que potencializa a infância e as juventudes a despertar prazeres por uma leitura que passeia numa memória, numa história e que também traz esse despertar para beber dessas fontes e se despertar para outras leituras. Então, apoiar um evento dessa natureza, de fato, reafirma o compromisso social com o conhecimento cultural, poético, artístico, cultural e também por tratar de um artista popular”, destaca.

O Sarau Poético “Caminhos da Liberdade” contou com a participação de jovens, poetas, cantadores, poetisas, admiradores/as da literatura, professores/as, formadores/as de opiniões e fazedores de cultura. O evento foi realizado pela Entre Versos Produções, com o apoio da Editora Imeph, APLB Salvador, Centro de Cultura João Gilberto, Governo da Bahia e do Irpaa.

Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Sarau poético marca lançamento da literatura de cordel O Caminho da Liberdade, em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005