IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Famílias agricultoras de Juazeiro e Curaçá avaliam e reafirmam a importância e a qualidade da assessoria técnica em defesa da Caatinga

Famílias agricultoras de Juazeiro e Curaçá avaliam e reafirmam a importância e a qualidade da assessoria técnica em defesa da Caatinga

Algumas famílias agricultoras acompanhadas pelo projeto ATER Bioma Caatinga nos municípios de Curaçá e Juazeiro receberam a visita do fiscal de contratos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). A atividade, que começou nesta quarta-feira e terminou hoje (18), teve como objetivo monitorar como está sendo feita a assessoria realizada pelo Irpaa nas comunidades e verificar o nível de satisfação dos/as agricultores/as.

Foram cerca de 20 famílias visitadas nas comunidades Alto das Queimadas e Juá, no município de Juazeiro; e Mucambo e Logradouro, em Curaçá. Os/as agricultores/as puderam expressar o que pensam em relação a esse trabalho de assessoria técnica.

A agricultora Jussara da Silva, da comunidade Juá, recebeu o fiscal com muita animação. Ela destaca o quanto está sendo importante participar das atividades do Projeto. “Pra mim está sendo muito legal, a gente está adquirindo benefícios para nossa comunidade e muitas informações interessantes”, conta.

Sobre a importância dessa aproximação entre a entidade executora do projeto, o Governo da Bahia e as famílias assessoradas, a colaboradora do Irpaa, Maiara Carvalho, que acompanha a família de Jussara, destaca que esses momentos também “dão a oportunidade de ouvir das famílias como está sendo o nosso trabalho nas comunidades, com críticas e sugestões pra que, a cada dia, a gente só melhore e possa contribuir cada vez mais com a melhoria da qualidade de vida dessas famílias na suas unidades de produção familiar”.

Nesse sentido, o colaborador do Irpaa, Júlio Cezar Lopes, complementa: “As famílias assessoradas pelo Irpaa estão tendo contato com o fiscal do contrato da Bahiater, estão podendo colocar pra ele a avaliação sobre o trabalho da instituição e dos técnicos e técnicas do Irpaa e está sendo constatado o grau de satisfação das famílias sobre o trabalho realizado de assessoramento”.

Assim, a partir da visita e da escuta dos agricultores/as, o fiscal técnico da Bahiater, Marcos Rebouças, constatou, através dos depoimentos, a avaliação positiva do trabalho desenvolvido pelo Irpaa. “Nas nossas conversas com os agricultores, a gente está sentindo uma grande satisfação do Irpaa (...) os técnicos estão de parabéns, todos os agricultores que a gente conversou estão satisfeitos com o trabalho”, destaca.

As visitas do fiscal de contratos são importantes também para que as famílias possam expressar as dificuldades e problemas existentes nas comunidades. De modo que o Estado tenha ciência e possa tomar providências para garantir que os direitos das famílias sejam respeitados, promovendo assim qualidade de vida aos povos do Semiárido.

Além das visitas às comunidades, foi realizada uma reunião, na terça-feira (16), com a equipe do projeto, com o intuito de orientar e sanar dúvidas acerca dos processos burocráticos.

O Irpaa executa o projeto ATER Bioma Caatinga nos municípios de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Sento Sé e Sobradinho, atendendo 1.080 famílias, durante 4 anos. As ações são financiadas pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Bahiater.

Texto: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa
Fotos: Eixos Educação e Comunicação e Produção Apropriada do Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Famílias agricultoras de Juazeiro e Curaçá avaliam e reafirmam a importância e a qualidade da assessoria técnica em defesa da Caatinga

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005