IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Governo do estado abre consulta pública sobre regulamento de agroindústria familiar

Governo do estado abre consulta pública sobre regulamento de agroindústria familiar

Nas últimas décadas ampliou-se consideravelmente o debate sobre a importância da agricultura familiar, tanto para produção de alimentos saudáveis para a população como para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Mas, apesar dos diversos avanços e a criação de políticas públicas, ainda se verifica um passivo histórico em algumas dimensões do processo produtivo e que vem inviabilizando a participação de milhares de famílias agricultoras no mercado.

Ao se observar a realidade da Agricultura Familiar, percebe-se que historicamente existe uma legislação vigente do beneficiamento e da comercialização que não leva em conta a realidade de uma produção agropecuária de base familiar e comunitária.

No estado da Bahia, a articulação das representações da sociedade civil tem pautado o governo na perspectiva de propor estratégias que possam ser adotadas e que viabilizem a produção da Agricultura Familiar. Dentre as diversas questões, está o regulamento técnico da agroindústria de pequeno porte, que trata de normas, procedimentos e equipamentos adequados para matadouros para animais, abate de aves, embutidos, pescados, leite/ovos/mel e seus derivados.

Como parte do processo de escuta das demandas familiares e dos ajustes técnicos necessários (garantindo o controle de qualidade), o governo, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), abriu no último dia 26 de junho, uma Consulta Pública com a finalidade de debater sobre os possíveis mudanças na legislação.

Para Egnaldo Xavier, técnico da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), a abertura desta consulta pública vem no sentido de fortalecer as ações que vem sendo desenvolvidas pelos projetos, como Pró-Semiárido e Bahia Produtiva, que tem investido nos sistemas produtivos e na estruturação de agroindústrias para o acesso aos mercados mediante as normas sanitárias exigidas. Ele ressalta que “é importante o Estado ouvir as comunidades e as comunidades tem que se posicionar e colocar as suas observações, para que de fato, a legislação e os projetos se adéquem a realidade das diversas localidades e situações.”, conclui Egnaldo.

A oportunidade de participação social na proposição das diretrizes é uma grande vitória para a sociedade civil, destaca André Luiz, colaborador do Irpaa. André Luiz ressalta que “existia uma legislação federal vigente e que os estados e municípios eram obrigados a seguir e que muitas vezes eram inacessíveis para o agricultor familiar. Então, esta consulta pública de produtos de origem animal, eu avalio como muito positivo para os agricultores familiares”. Além da consulta pública, o estado criou um comitê para discutir as plantas das agroindústrias familiares.

A expectativa é que o Estado acate as proposições apresentadas pelos segmentos da agricultura familiar, como adequar a legislação para incluir a agroindústria familiar no beneficiamento e comercialização de produtos de origem animal, por exemplo. Na comunidade de Canoa, no município de Juazeiro, o agricultor Gilmar Nogueira Lima, membro da Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Cooafama), que trabalha com o beneficiamento de ovos, reforça que estas mudanças são bem vindas, tanto para eles da cooperativa como para os que estão se inserindo na produção de ovos. A partir da consulta pública, é possível que a cooperativa, além do Selo de Inspeção Municipal, também seja certificada com o Selo de Inspeção Estadual, garantindo a ampliação do escoamento da produção e a geração de renda.

A consulta pública está acessível no site da ADAB (aqui) até o próximo dia 26 de julho.  

Texto: Comunicação Irpaa / Foto: Arquivo Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Governo do estado abre consulta pública sobre regulamento de agroindústria familiar

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005