IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Festival Cultural de Economias Criativas Durante os Festejos da 71º Festa dos Vaqueiros de Curaçá

Festival Cultural de Economias Criativas Durante os Festejos da 71º Festa dos Vaqueiros de Curaçá

A população curaçaense e os turistas têm participado ativamente do Festival Cultural de Economias Criativas, evento realizado dentro da 71ª Festa dos Vaqueiros de Curaçá. O Festival teve início na última sexta-feira (05), com uma intensa programação que envolve um público diverso, abordando questões importantes e impulsionando a economia local.

O Festival já é uma inovação dentro da Festa do Vaqueiro — que tem sua relevância no cenário regional e baiano — e incluir na sua programação o I Encontro de Vaqueiras de Curaçá, ocorrido na tarde de ontem, despertou o interesse das pessoas, que puderam ver a importância das mulheres na cultura e na sociedade como um todo. Entre os participantes, vaqueiros e vaqueiras, além da população em geral, foi apresentada a história da vaqueira mais antiga da região, que, inclusive, deu nome à premiação com o troféu Virgínia de Braulino da Conceição (in memoriam). O Encontro discutiu a pauta da equidade de gênero, o trabalho não remunerado realizado pelas mulheres e como isso aumenta ainda mais o abismo de oportunidades entre homens e mulheres.

 

Logo após, houve a inauguração do Memorial do Vaqueiro na Fazenda Saudade, que propõe reunir o legado de memórias, para além dos dias de celebração, com o objetivo de valorizar as tradições vaqueiras e reforçar a identidade cultural. Em seguida, shows culturais animaram ainda mais os presentes. Quem permaneceu na sede da cidade pôde visitar a Feira de Exposição e Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar e a Feira de Artesanato. O espaço estará aberto ao público durante os três dias de evento e, além de possibilitar a divulgação de produtos de empreendimentos solidários, também promove oportunidades de lazer e entretenimento de qualidade com apresentações culturais gratuitas, como quadrilhas juninas e artistas locais.

Na tarde de hoje (06), os vaqueiros puderam se encontrar no tradicional almoço da Fazenda Saudade, onde foram recepcionados com o forró de Matheus do Acordeon. Após o almoço, eles seguiram em desfile pelas ruas da cidade. O Festival tem uma programação inclusiva, permitindo que diversas faixas etárias e grupos sociais possam prestigiar o evento. Dona Edite Carvalho é uma dessas pessoas. A aposentada de 71 anos veio com a neta adolescente e demonstrou contentamento. “É muito difícil para eu sair de casa porque as festas de hoje em dia são mais para os jovens, mas minha neta me falou que estava tendo esse evento aqui, então resolvi vir e estou gostando muito do que eu vi”, afirmou.

Amanhã, domingo (07), a programação continuará com o café da manhã dos vaqueiros na sede da Avapec, seguido de um desfile até a Praça Raul Coelho para a tradicional Missa dos Vaqueiros. A exposição de produtos também seguirá até a noite, com shows musicais. Essa festividade, além de ser um momento de celebração, configura-se como um ponto de encontro e resistência para preservar e enaltecer a cultura. Por isso, o evento conta com a realização da Enredo Produções, o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Sufotur, e o apoio do Irpaa.

_

Texto e Fotos: Eixo de Educação e Comunicação do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Festival Cultural de Economias Criativas Durante os Festejos da 71º Festa dos Vaqueiros de Curaçá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005