IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica discute impactos das políticas públicas em Juazeiro-BA

Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica discute impactos das políticas públicas em Juazeiro-BA

Embaixo da sombra de um pé de Juazeiro, integrantes da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), gestores públicos e representantes da sociedade civil iniciaram a oficina sobre o monitoramento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Planab) e Programa de Fortalecimento e Ampliação de Redes de Agroecologia e Produção Orgânica (Ecoforte). A oficina começou nesta terça-feira (11) e segue até amanhã (13), em Juazeiro-BA.

Esse momento vai proporcionar aos participantes conhecer a trajetória do Território Sertão do São Francisco, especialmente o município de Juazeiro, e compreender como as políticas públicas impactam a história dos sistemas agroalimentares nesta região. Além de vivenciar experiências relacionadas ao fortalecimento da agricultura familiar, cooperativas, unidades de beneficiamento e espaços de comercialização de produtos agroecológicos.

Conhecer essas realidades possíveis através do acesso à políticas públicas direcionadas à agricultura familiar, Convivência com o Semiárido e Agroecologia vai colaborar para a elaboração de estratégias que visem fortalecer políticas, promover conexões entre elas e aproximar a comunicação entre o governo federal e as comunidades locais.

O coordenador institucional do Irpaa, Clérison Belém, destaca que esse momento é fundamental, pois será um espaço para “fazer processo de sistematização e implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e de planos que envolvem a agroecologia; para entender de que forma essas políticas acontecem na prática e também vamos fazer um debate de nivelamento metodológico para identificar territórios”.

Patrícia Tavares, da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, reforçou: “A gente está se propondo a fazer algo que é ousado, mas que de alguma forma vai fazer sentido para explicar como as políticas, de fato, chegam e afetam a vida das pessoas. Então, nesse processo que a gente acumulou, a gente também teve essa confiança coletiva, que é esse grupo que está aqui”.

Promover espaços de diálogo e construção como esse, possibilitam a sensibilização acerca da necessidade de se pensar, construir e efetivar políticas públicas contextualizadas, atentas às realidades existentes nos diversos territórios, que possuem características singulares.

A CNAPO integra a estrutura da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, da Secretaria Geral da Presidência (SGPR) e promove a participação e colaboração da sociedade civil no desenvolvimento de políticas voltadas para a agroecologia e produção orgânica mais sustentáveis.

Confira no vídeo alguns momentos do primeiro dia da oficina!

Texto e foto: Eixo Educação e Comunicação
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica discute impactos das políticas públicas em Juazeiro-BA

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005