IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Cooperativa de Sobradinho debate organização interna para produção e comercialização

Cooperativa de Sobradinho debate organização interna para produção e comercialização

A Cooperativa de Produtos Derivados de Peixe de Sobradinho – Coopes reuniu associadas/os para debater as relações interpessoais e a gestão coletiva do empreendimento. A ação ocorreu durante Oficina de Gestão e Comercialização em Agroindústria de Pescado, evento realizado dias 14 e 15 de maio, pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR, através do projeto Bahia Produtiva, com apoio do Irpaa.

O objetivo da oficina realizada na cidade de Sobradinho foi debater as formas como são construídas as relações de trabalho e convivência das/dos cooperadas/os, provocando uma reflexão de como isso pode interferir nos resultados da cooperativa. “A gente está trabalhando as relações internas para poder aplicar isso no dia a dia, trabalhando na cooperativa”, conta a jovem estudante de administração, Samara Caroline Feitosa, 19 anos, que é uma das cooperadas. Ela espera que a partir da formação o grupo possa se envolver mais na gestão do empreendimento. “Muitas de nós ainda não estávamos tão envolvidas, não sabíamos como administrar os nossos trabalhos”, comenta a jovem cooperada.

Um dos destaques da formação, segundo Samara, foi o debate sobre planejamento, algo que a Coopes ainda não fez. “A gente tem que fazer um planejamento estratégico bem elaborado... A gente está aprendendo como fazer esse processo, que precisa ser feito para a cooperativa seguir adiante”, detalha Samara.

A presidenta da cooperativa, Maria Aparecida Mendes, conhecida como Cida Pescadora, exaltou a qualidade da capacitação, que, segundo ela, foi “de extrema importância, em todas as áreas”, tanto do ponto de vista do relacionamento entre as/os cooperadas/os, quanto do ponto de vista comercial. Ainda de acordo com a presidenta, o aprendizado obtido nos dois dias de formação ajudará a “conduzir o processo de gestão”.

Na opinião de Lorena Melo, Assistente Territorial do projeto Bahia Produtiva, a formação “mexeu com as pessoas para conseguir conduzir os projetos” da cooperativa. Lorena acredita que o evento estimulou um olhar mais aprofundado para as políticas públicas que estão chegando a Sobradinho através do acesso da Coopes aos editais do governo do estado.

A Coopes

Fruto da organização de um grupo composto majoritariamente por mulheres, a Coopes surgiu em 2003, para beneficiar a produção de peixes em Sobradinho-BA. Nos últimos anos, o empreendimento conseguiu ser classificado em editais e acessar recursos públicos estaduais para melhorar as condições de produção e acessar novos mercados.


Texto e fotos: Comunicação do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Cooperativa de Sobradinho debate organização interna para produção e comercialização

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005