IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mulheres de Curaçá buscam fortalecer as pautas feministas no município

Mulheres de Curaçá buscam fortalecer as pautas feministas no município

Inspiradas pelo canto "Eu vim do corpo da minha mãe; Ela me deu semente boa; Nutre meu corpo; Espalha em bênção; Sou plantadeira de semente boa", foi assim, honrando as mulheres que vieram antes e contribuíram para as conquistas dos direitos garantidos atualmente, que iniciou o Seminário de Mulheres de Curaçá, realizado ontem (19), na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em Curaçá-BA.

O encontro, marcado pela escuta e acolhimento, teve como tema "Fortalecimento da rede de mulheres do campo e da cidade". Contando com a participação de aproximadamente 40 mulheres de várias idades, o seminário foi marcado por discussões sobre o papel das redes para as conquistas dos direitos das mulheres, empoderamento feminino, violência contra a mulher, divisão justa do trabalho doméstico e o papel das mulheres nos espaços políticos e sociais.

A integrante do coletivo cultural Galeota das Artes, Stela Barbosa, destacou a importância de participar deste momento como uma jovem mulher. "Eu tenho a crença de que a gente aprende desde novo. Ou seja, a visão, a formação do futuro, ela tem que vir de agora, de nós jovens, de nós crianças. E a importância da inserção dos jovens dentro de uma rede como essa faz com que a gente possa abrir tanto a nossa mente como ter a capacidade de instruir os que virão depois de nós".

Também participou do Seminário a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Denise Carvalho, que considerou a participação no Seminário fundamental para esclarecer para as mulheres presentes qual a função do CREAS. "Foi de fundamental importância ao ver que muitas mulheres desconheciam o trabalho do CREAS como uma unidade de proteção à mulher que foi vítima de violência doméstica dentro do nosso município. Porque a partir do momento que ela sofre a violência, aquela família é acompanhada por uma equipe multidisciplinar dentro da instituição".

 

Além disso, as participantes planejaram as ações para potencializar as pautas femininas no município. Sobre o fortalecimento das mulheres em Curaçá, Denise disse: "Como se diz, ‘uma andorinha só não faz verão’. Então, a gente precisa desse apoio da rede para que a gente possa, cada um, trazer a sua contribuição".

A representante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), Eliusina Rodrigues, também participou do evento e destacou que o que mais lhe chamou a atenção foi a discussão acerca da importância da participação das mulheres nos espaços de decisão políticos e sociais. "As mulheres no poder, as mulheres inseridas na política, a liderança feminina na política, sem sombra de dúvidas, para o momento foi o que mais me chamou a atenção. Os informes, os dados, as percepções, as formas da gente participar, de se inserir, de fortalecer, foi muito importante".

Eliusina também fez questão de pontuar a importância de momentos como este Seminário. "Essa troca de informação, de vivências, de histórias e de perspectivas de ter uma vida melhor para a gente em rede (...) fortalece a nossa participação nos espaços coletivos, seja no campo, seja na cidade, mas com ênfase no nosso fortalecimento enquanto mulheres".

Momentos como esse ressaltam a importância de formações e espaços que proporcionem geração de conhecimentos, permitindo que as mulheres se sintam à vontade e empoderadas para ocupar grupos de discussão e decisão. Contribuindo assim, para colocarem em pauta as lutas, necessidades e anseios das mulheres.

No Seminário, também foi definido o nome de algumas mulheres para representar o Curaçá, no Encontro Territorial Sertão do São Francisco (TSSF) ‘Elas a Frente’, que traz como tema o “Empoderamento feminino: estratégias socioprodutivas para combater a violência contra as mulheres”. O evento acontece no dia 22 de março, das 8h às 17h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O Seminário de Mulheres de Curaçá foi uma realização do Irpaa e da Rede Mulher TSSF, em parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Curaçá, Coletivo de Jovens da Região CUC e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Curaçá (COMDEMA).

Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mulheres de Curaçá buscam fortalecer as pautas feministas no município

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005