IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Coletivo realiza primeiro seminário com juventude de Canudos, Uauá e Curaçá

Coletivo realiza primeiro seminário com juventude de Canudos, Uauá e Curaçá

Cerca de cinquenta jovens estiveram reunidas/os dias 26 e 27 de novembro, em Uauá-BA, durante o primeiro Seminário de Jovens CUC, evento organizado pelo Coletivo de Jovens de Canudos, Uauá e Curaçá – Jovens CUC. O evento teve como principal objetivo estimular a participação juvenil na vida comunitária em seus territórios.

Segundo Alan Souza, um dos coordenadores do evento, a ideia é fortalecer e inserir jovens em vários espaços: grupo de jovens, associações, grupos de estudos, grupos de leitura etc. O coordenador afirma que é preciso instigar e fortalecer o protagonismo da juventude, discutir a comunidade, ter um olhar crítico. Ainda de acordo com Alan, a juventude precisa “saber qual o nosso papel diante da política, saber se de fato está sendo feita para a gente (a juventude, a comunidade rural), ou se tá sendo uma política que tá vindo de fora, muitas vezes num modelo arcaico, uma política imposta, de cima para baixo”, aponta Alan que destacou ainda a diferença entre política e campanha eleitoral.

O debate agradou a jovem Nelma Carolainy, de Curaçá. “Eu gosto muito de participar desse tipo de evento e o que me chamou a atenção foi a parte que a gente falou da política, que política é todos os dias, a gente vive no dia a dia e tudo é política”, relata a jovem Curaçaense. Nelma entende que é preciso acompanhar de perto o trabalho das representações eleitas pelo povo para que seja possível contribuir mais com a vida nas comunidades.

Para o jovem estudante universitário Henrique da Silva, da comunidade Panelas, em Juazeiro, é fundamental a juventude saber seu papel na sociedade. Henrique, que foi um dos convidados do evento, explica que “é muito importante essa juventude se reconhecer como protagonista e estar assumindo esse lugar, não só na política partidária, mas nas comunidades, nas associações, grupos de jovens”. O estudante chama atenção para a necessidade de “participar e compartilhar conhecimentos”.

Na avaliação de Mayara Cunha, jovem educadora e uma das coordenadoras do evento, o seminário representa “uma grande conquista, um avanço, uma coisa que a gente já planejava há algum tempo, sonhava e conseguimos”. Mayara acredita que “é o momento de fortalecermos essa rede e cada vez mais ampliar, para que venha mais jovens, para que esses jovens façam esse papel na comunidade, no grupo de jovens”.

O Coletivo de Jovens CUC realiza diversas atividades de formação com a juventude dos três municípios, garantindo atuação, inclusive, durante o período de distanciamento, ocasionado pela pandemia. O 1º Seminário de Jovens da Região CUC, teve o apoio do Instituto Popular Memorial de Canudos - IPMC, Coordenadoria Ecumênica de Serviços - CESE e do Irpaa.

 

Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Coletivo realiza primeiro seminário com juventude de Canudos, Uauá e Curaçá

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005