IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Integrantes do Projeto Bahia Produtiva participam de dia de campo sobre manejo de enxames em Casa Nova

Integrantes do Projeto Bahia Produtiva participam de dia de campo sobre manejo de enxames em Casa Nova

Nos últimos anos, a apicultura vem se fortalecendo como uma das atividades produtivas no semiárido, e os/as pequenos/as produtores/as vêm apostando nesta atividade como uma alternativa de aumentarem suas rendas. No território Sertão do São Francisco, a experiência com a apicultura é recente, porém a região tem uma relação histórica e cultural longa com as melíponas (criação de abelha sem ferrão). Atualmente, essa região é uma das maiores produtoras de mel do estado, sendo considerado um dos melhores do Brasil.

E nesta cadeia produtiva é empregada muita tecnologia, muitas dessas são adaptáveis para nossa região onde toda a produção tem comercialização garantida. Mas estas tecnologias nem sempre estão disponíveis para o/a agricultor/as e apicultor/a ou muita das vezes estes não conseguem adquirir, empregar ou até mesmo utilizar e compreender muita dessas tecnologias.

Com objetivo de discutir sobre estas técnicas e proporcionar práticas de manejos de enxames para os/as integrantes do Projeto Bahia Produtiva, foi realizado dia de campo, no dia 19 de abril, na comunidade de Salina da Brinca, na região da areia grande, onde estão instalados os apiários dos/as apicultores/as da comunidade.
Dentre as técnicas abordadas estavam o uso correto de indumentária e da fumaça, revisão dos enxames/ troca de cera, colocação de melgueira, manejo de colmeias, troca de rainha e divisão de enxames. O dia de campo faz parte da estratégia de acompanhamento aos empreendimentos realizado pelo Irpaa.

De acordo com Leonardo Santos Brito, Agente comunitário da comunidade Ladeira Grande, que contribuiu na facilitação do dia de campo, o/a apicultor/a hoje precisa está consciente para produzir melhor, e que precisa adequar a forma de produzir e manejar os enxames, tendo a consciência que a apicultura é uma atividade que gera renda para o agricultor/a e apicultor/a.

O dia de campo também possibilitou a troca de conhecimento entre beneficiários onde avisita ao apiário ajudou a sanar várias dúvidas sobre como manejar corretamente os exames e colmeias. Na avaliação da senhora Mariza Antunes dos Santos, integrante do projeto, foi importante participar da atividade, “porque não é todo mundo que tem a oportunidade de participar de uma atividade dessa, onde tivemos o privilégio de ter esse acompanhamento, que nos alerta e nos ajuda sobre a importância de sempre fazer um bom manejo dos exames”, avalia. Dona Mariza disse ainda que, o projeto Bahia Produtiva vem contribuindo para apoiar ainda mais a produção de mel e que isso fortalece a ideia de que “precisamos nos adequar para sempre está produzindo mel de qualidade”, conclui.

O projeto Bahia produtiva está fomentando essa atividade no Território Sertão do São Francisco através da assessoria do Irpaa as associações comunitárias. Dos doze empreendimentos acompanhado pelo Irpaa, cinco são de fortalecimento das atividades da apicultura.

Bahia produtiva
O Projeto Bahia Produtiva tem entre seus objetivos aumentar a integração do pequeno/a agricultor/a ao mercado, promover a segurança alimentar e nutricional, a inclusão econômica e social de mulheres, jovens, povos indígenas, comunidades tradicionais e empreendedores da economia solidária. Busca também fortalecer a capacidade das associações comunitárias/organizações de produtores para elaborar e implementar e gerir os subprojetos, promovendo a adoção de práticas de gestão sustentável de recursos naturais em áreas de produção.

O projeto Bahia produtiva é uma ação do Governo do Estado da Bahia, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, a partir de acordo de empréstimo firmado entre o estado e o banco interamericano de reconstrução e desenvolvimento (Banco Mundial).

Texto e Foto: Ivonaldo Rodrigues, colaborador do Irpaa
Edição: Eixo Comunicação 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Integrantes do Projeto Bahia Produtiva participam de dia de campo sobre manejo de enxames em Casa Nova

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005