Notícias
29.03.2022
Rota de Colisão
Multinacional francesa de energia coloca em perigo comunidades tradicionais e a arara-azul-de-lear
A poeira e o barulho ensurdecedor atormentam as comunidades de fundo de pasto nas cercanias do canteiro de obras da Voltalia, multinacional de origem francesa que atua no setor de energia. A construção de um complexo eólico entre Canudos, Jeremoabo e Euclides da Cunha, no sertão da Bahia, tem potencial de causar danos ainda maiores, ameaçando o modo de vida tradicional da população e a preservação da arara-azul-de-lear, ave em risco de extinção.
No site da multinacional consta que ela foi fundada em 2005 e está presente em 20 países, com o objetivo de “melhorar o meio ambiente global, promovendo o desenvolvimento local”. O principal acionista da Voltalia é a Creadev – www.creadev.com -, empresa de investimento, fundada por uma família francesa. Os Mulliez são proprietários de 130 marcas, incluindo a Decathlon e a Leroy Merlin, e faturam cerca de 100 bilhões de euros por ano.
Desde menino novo, seu Antonino Carvalho campeia gado em “terra de eréu”, extensões de terra que nunca tiveram dono:
“Esse lugar é de todos nós. Agora os cabras invadiram tudo e nós fomos perdendo o lugar nessa terra de eréu. Os de fora tão deixando nós sem futuro. Daqui mais uns dias, só pode criar gente porque cria dentro de casa” – desabafa.
O vaqueiro Antonino participou de diversos documentários e deu depoimentos para diversos livros sobre vaqueiros. Hoje, aos 66 anos, vive angustiado com o impacto da obra da Voltalia na região:
“O gado não tá aguentando a zoada. Os bois tomaram medo e desertaram. Nós já fomos pegar animais chegando no Sergipe. E não foi uma vez só” – relata.
O drama dos povos tradicionais começou no final de 2018, quando a multinacional de energia protocolou no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) o requerimento para licença prévia de instalação. Também solicitou a autorização de manejo de fauna para o complexo, composto por 97 aerogeradores (turbinas que convertem a energia cinética do vento em eletricidade) e onze 11 parques eólicos.
O início das obras para a instalação das turbinas nas usinas de Canudos I e II está impactando diretamente nas comunidades de Bom Jardim, Angico, Toca Velha, Pedra Sozinha, Toca da Onça, Raso, Rio do Suturno, Alto Redondo, Barriguda, RosaÌrio, Aroeira (Canudos) e Angico Silva (Jeremoabo).
Maria Pereira nasceu, se criou e ainda vive em Toca da Onça conta que se assustou com o repentino interesse pelas terras da região e com a quantidade de gente estranha perambulando pela localidade.
Sua família sofreu assédio para vender a propriedade:
“Um rapaz que teve lá. Ele conversou com meus irmãos e perguntou se a gente não queria vender. Nós não pode vender porque é ali onde nós veve. Nós ia vender pra ir aonde?” (sic) – questiona.
Independente das recusas, grande movimentação para abertura de variantes e estradas, instalação de cercas na região e desmatamentos estão em andamento.
“Muitas pessoas já venderam o gado porque não tem mais onde criar, né? Se terminarem de passar o resto da vegetação pra cercarem a mata, já era. Vai ficar sem movimento mesmo pra o sustento do animal e pra gente, que depende da criação” – desabafa Maria Pereira.
A expressão fundo de pasto possui sentido semelhante a fundo de quintal. Os moradores antigos erguiam suas casas próximas a aguadas ou fontes de água necessárias para a sobrevivência. E contavam com os fundos das casas voltados para extensões de terra de se perder de vista para os animais. Além disso, cultivavam pequenas roças de feijão, mandioca, milho, abóbora, dentre outros alimentos.
O histórico de conflitos, muitas vezes ligados à especulação, e a pressão sobre as áreas de solta assombram os moradores que conseguiram unir geração de renda com a preservação da caatinga, garantindo o equilíbrio do meio ambiente por quase dois séculos.
A disputa se intensificou nos anos 1960, com a participação do Estado. Sempre acompanhado do discurso de minimizar os efeitos da seca no semiárido e promover o crescimento econômico foram criados diferentes programas, dentre eles o Projeto Sertanejo.
José Adelson, morador do Alto Redondo, explica:
“Era um incentivo. A concessão de empréstimos para pequenos criadores e produtores, na verdade, ficou só no papel. Quem acessava eram pessoas que não tinham atividade rural e desviavam a verba. Investiam em outra coisa e adquiriam terras. Uma vez comprada uma pequena área, faziam retificações de áreas e passavam a especular até encontrar um comprador.”
Os financiamentos foram acompanhados pela “lei do pé alto”, também chamada de “lei dos quatro fios”. Trata-se de regulamentos municipais que favoreciam a ocupação de terras pelos grandes pecuaristas. As novas regras obrigavam a criação de caprinos e ovinos apenas em áreas cercadas, com o objetivo de evitar prejuízos em outras propriedades. Na prática, a exigência de cercar as terras com quatro fios de arame previa ainda que os pequenos animais que a ultrapassassem poderiam ser abatidos. Isso inviabilizava o modo de vida dos povos tradicionais de fundo de pasto.
“Nós sabemos que no semiárido as chuvas são localizadas. Então se você não tem uma área de fundo de pasto para produção, muitas vezes a chuva cairá onde os animais não circulam. Mas se tem, eles circularão livremente e não terá um rebanho passando fome e outro de barriga cheia.” garante Adelson, que insiste em criar seu rebanho de caprinos em um espaço cada vez mais reduzido.
São principalmente as áreas de solta, utilizadas pelos moradores das comunidades tradicionais de forma coletiva que garantem a sobrevivência de todos. Ao contrário desta realidade e costume, logo que chegou à região, a Voltalia, através de propaganda, gerou expectativa de melhoria de vida com a criação de empregos. Os números anunciados ficaram abaixo da realidade e a disputa pelas poucas vagas gerou divisões internas nas comunidades. Segundo a publicação trimestral “Voltalia Informa”, de dezembro de 2021, houve a contratação de cerca de 400 pessoas, muitos deles de outras cidades e regiões. Os empregados equivalem a 16,6% dos moradores das comunidades tradicionais.
HABITAT DAS ARARAS
A iniciativa do Projeto Jardins da Arara de Lear é um exemplo de geração de renda de maneira sustentável. Em conjunto com as comunidades buscam-se alternativas viáveis às ações que degradam o meio ambiente. Segundo Marlene Reis, 42 anos, integrante do grupo, mais que 120 famílias participam do projeto. O artesanato produzido é exposto e vendido em duas lojas próprias e garantem a renda dos participantes .
“Eu vejo com muita preocupação a intenção da empresa francesa que está instalando um parque eólico exatamente no núcleo de ocorrência da arara-azul-de-lear. Ele fica na região de circulação que as aves mais sobrevoam de um dormitório para outro e para as áreas de alimentação” – informa Marlene, mostrando um mapa elaborado pelo projeto.
Diante desta preocupação os integrantes do grupo procuraram os responsáveis pela Voltalia, em 2019.
“A gente quis conhecer a proporção do parque. E sugerimos que não fosse neste local porque não precisa nem ser cientista pra ver que ali é uma ameaça às nossas araras. Mas, infelizmente, a nossa opinião não foi respeitada pela empresa” – diz Marlene, decepcionada.
A agricultora Maria Ribeiro tem uma paixão especial pela arara-azul-de-lear. Conta que não tem um dia em que elas não sobrevoem a comunidade:
“Às vezes passam de duas, às vezes passam de seis. Eu sempre vejo o movimento delas”- diz.
Maria divide com elas o milho plantado e garante nunca as ter espantado de dentro da sua roça porque as aves fazem parte da natureza. Quando ouviu falar da possível instalação do Parque Eólico logo pensou que as araras seriam as mais afetadas, assim como outras aves.
O primeiro desenho de uma arara-azul-de-lear foi feito pelo ilustrador Edward Lear, no início de 1830, em um jardim zoológico, em Londres. Logo os traços delicados que retratavam a ave cativaram o olhar de zoólogos e biólogos, que desconheciam sua origem. Vinte e seis anos depois, o francês Charles Lucien Bonaparte, sobrinho do imperador Napoleão, fascinado pela imagem, descreve minuciosamente a espécie a partir de animais empalhados. Este zoólogo batizou a espécie de Anodorhycus leari. O mistério sobre o habitat da arara permanecia.
Apenas em 1978, portanto cerca de dois séculos e meio depois, o ornitólogo alemão naturalizado brasileiro Helmut Sick adentrou pelo sertão, seguindo pistas dadas por sertanejos, e descobriu a espécie que estava ameaçada em paredões. A expedição de Sick contou com a ajuda de Eliseu Alves, pai de Eurivaldo Caboclo Alves, 50 anos, responsável pela estação biológica da ONG Biodiversitas, na Toca Velha. Caboclo é um dos encarregados pela preservação da área e proteção da espécie. Ele lembra que quando Sick chegou à Fazenda Angico Descascado, onde Eliseu morava , viu pela primeira vez seis araras.
“Meu pai disse que sabia onde elas ficavam e o trouxe à Toca” – conta.
RECOMENDAÇÕES IGNORADAS
Diante das violações praticadas pela multinacional francesa, entidades como a Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundos e Fechos de Pasto, a Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, o Instituto Popular Memorial de Canudos, a Fundação Biodiversitas, a Comissão Pastoral da Terra e o Movimento Salve as Serras pediram providências, por ofício, ao Ministério Público Estadual (MPE).
Dentre as normas descumpridas pela Voltalia está a não realização de consulta prévia às comunidades prevista na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a não realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e a não divulgação do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), previsto pela resolução 4.579, do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) e exigido para concessão de licença em empreendimentos como este.
As denúncias foram acatadas pelo promotor regional ambiental de Euclides da Cunha, Adriano Nunes de Souza, e pela promotora Luciana Espinheira da Costa Khoury. Diante disto, no dia 19 de julho de 2021, foi expedida a recomendação 01/2021, anexa ao inqueÌrito civil jaÌ aberto. Nela, o MPE diz ser necessária a reanálise do processo de licenciamento, a fim de que seja suspensa ou anulada a licença ambiental da Voltalia. Sugere ainda a realização de consulta prévia às comunidades e recomenda que a empresa se abstenha de implantar o parque eólico.
As recomendações foram ignoradas pela multinacional francesa e pelo Inema e as obras foram aceleradas. Recentemente, os moradores das comunidades foram surpreendidos por anúncio veiculado pelo whatsapp, na qual a empresa informa:
“Olá moradores de Canudos, Jeremoabo e Euclides da Cunha. A Voltalia informa que as obras dos Parques Eólicos I e II estão caminhando para fase final. Após a conclusão da etapa da concretagem das fundações, estamos iniciando a fase de montagem das 28 torres eólicas, também chamadas de aerogeradores. Os aerogeradores são formados por componentes de grande porte que podem chegar a sessenta e quatro metros de comprimento. Por isto, fiquem atentos à movimentação de grandes cargas nas estradas.”
Indignados com a postura e desrespeito da empresa e do órgão ambiental estadual, os integrantes das comunidades tradicionais esperam que a justiça conceda liminar para suspender a obra, antes de definir a relocação do empreendimento para um local que cause menos impactos.
Sick é considerado o principal cientista brasileiro do século XX. Antes disso, no entanto, ele foi preso pelo governo brasileiro, durante a Segunda Guerra Mundial, suspeito de espionagem apenas por ser alemão.
Texto e foto: Tomas Bauer - CPT Bahia/ H3000
Edição : Paulo Oliveira - Meus Sertões - Esta reportagem faz parte da parceria CPT Bahia/ Meus Sertões
Veja também
- 12.12.2024 Audiência Pública para discutir implantação de complexo eólico em Canudos evidencia desrespeito às leis e Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto
- 11.12.2024 Comunidades de Campo Alegre de Lourdes denunciam invasão de empresa de mineração nos territórios dos fundos de pasto
- 10.12.2024 Integrantes de grupos e movimentos de juventudes do Território Sertão do São Francisco vivenciam intercâmbio de educomunicação na Comunidade Poço de Fora, em Curaçá
- 09.12.2024 Em Canudos, juventudes de comunidades tradicionais debatem a luta pela terra e defesa dos territórios
- 03.12.2024 Seminário de Mudanças Climáticas marca formação modular com Escolas Famílias Agrícolas
- 27.11.2024 Juventudes dos seis biomas brasileiros debatem políticas públicas para o meio ambiente e justiça climática
- 14.11.2024 Discussões e práticas de Convivência com o Semiárido são enfatizadas em intercâmbio com agricultores/as familiares do Território Sertão do São Francisco
- 20.09.2024 Quase 500 famílias agricultoras de seis municípios do Sertão do São Francisco serão assessoradas através da política pública ATER Bahia Sem Fome
- 05.09.2024 ASA Bahia realiza encontro e se prepara para participar do 10º EnconAsa
- 30.08.2024 Agricultoras/es e entidades executoras do projeto Ater Biomas, de 3 Territórios de Identidade da Bahia, participam de oficina de monitoramento e avaliação das ações
- 26.08.2024 Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas realizado em Juazeiro evidencia experiências de sucesso do Semiárido e as causas da degradação ambiental
- 25.07.2024 1º Encontro do Comitê da Rota do Bode Debate Fortalecimento da Caprinocultura e Segurança Alimentar para Povos de Matriz Africana
- 19.07.2024 Juventudes que ousam lutar e constroem um Semiárido em que pulsa, viva e forte, a luta por direitos
- 18.07.2024 Após seis anos, comunidades de fundo e fecho de pasto voltam a realizar encontro estadual
- 21.06.2024 Juventudes discutem soberania popular na mineração em 3º Módulo do Curso de Jovens Lideranças, durante encontro estadual do MAM, realizado em Salvador-BA
- 20.06.2024 Escolas Famílias Agrícolas de Sobradinho e Antônio Gonçalves debatem estratégias para potencializar a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido
- 11.06.2024 Missão Climática pela Caatinga, com integrantes de Ministérios e da ONU, visita experiências de Recaatingamento e se compromete com o Semiárido
- 08.05.2024 Intercâmbio de Turismo Rural de Base Comunitária no Salitre reúne participantes de 5 municípios, que visualizam possibilidades e desafios desse tipo de iniciativa
- 30.04.2024 Evento celebrativo ao Dia da Caatinga pauta a importância desse bioma, a defesa das comunidades e aproximação da universidade com essa temática
- 22.04.2024 Comunidade Tradicional Fundo de Pasto Caldeirãozinho, em Uauá, celebra o lançamento do Mapeamento Agroecológico do Território
- 25.03.2024 Comunidades em regiões áridas na Bahia são exemplo de convivência e proteção de biomas
- 25.03.2024 Delegação internacional, com representantes de seis países, conhece experiências de Convivência com o Semiárido em Juazeiro-BA
- 19.03.2024 Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia defende a Caatinga e denuncia os empreendimentos de energia renovável centralizada
- 19.03.2024 Apoiadores europeus conhecem tecnologias de Convivência com o Semiárido e aspectos culturais de comunidades rurais
- 14.03.2024 Impacto dos grandes empreendimentos de energias renováveis em comunidades do Semiárido nordestino é tema de Seminário de mulheres
- 11.03.2024 Juventudes de comunidades tradicionais debatem desafios em Seminário da Região CUC
- 06.03.2024 Publicação do Irpaa destaca que a aridez no Brasil não é novidade e reforça a importância da Convivência com o Semiárido e das políticas públicas
- 05.03.2024 Recaatingamento é tema de formações e integra novo projeto com atividades em 4 municípios baianos
- 21.12.2023 Ação de Recaatingamento é fortalecida nos municípios de Canudos, Uauá, Curaçá e Abaré
- 11.12.2023 Experiências de Fundo Rotativo Solidário em Monte Santo inspiram grupos do Território Sertão do São Francisco a seguirem implementando essa iniciativa
- 07.12.2023 Método LUME evidencia realidades e práticas de agricultura familiar no Semiárido
- 30.11.2023 As lutas indígenas também são nossas lutas! Esse é um dos aprendizados de intercâmbio realizado no Aldeamento Tuxi, em Abaré-BA
- 07.11.2023 Representantes de comunidades de 4 municípios do território debatem as potencialidades do Turismo Rural Comunitário
- 02.10.2023 Cerimônia realizada em Juazeiro marca a renovação e iniciação de novos agricultores e agricultoras na Certificação Orgânica Participativa
- 24.08.2023 História e experiências de sucesso do Território Sertão do São Francisco são pautadas em intercâmbio com participantes de El Salvador e de três estados do Brasil
- 05.08.2023 Semiárido Show supera metas e se consolida como um grande intercâmbio do Semiárido brasileiro e vitrine da Agricultura Familiar
- 04.08.2023 Juventude protagoniza encontro e debate políticas públicas no Semiárido Show 2023
- 03.08.2023 Feira da Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar coloca em pauta no Semiárido Show o valor dos saberes ancestrais e a força da agricultura familiar
- 01.08.2023 Potencialidades do Semiárido, valorização da agricultura familiar e Vila da Economia Solidária marcam primeiro dia do Semiárido Show 2023
- 27.07.2023 Hidroestesistas/Buscadores de Água Subterrânea participam de formação e assumem compromisso com atuação responsável e comunitária
- 22.07.2023 Escola de Formação para Convivência com o Semiárido chega à 29ª edição com enfoque na formação de jovens influenciadores
- 18.07.2023 Juventude da 29ª Escola de Formação para Convivência com o Semiárido conhece lugares que marcam a história da região
- 19.06.2023 Seminário evidencia as Mulheres no protagonismo da Convivência com o Semiárido e na luta contra a Desertificação
- 14.06.2023 Famílias agricultoras participam de diagnóstico da realidade produtiva para o desenvolvimento de atividades de Ater
- 14.06.2023 STF retoma nesta quinta julgamento do marco temporal de comunidades de Fundo e Fecho de Pasto da BA
- 09.06.2023 Do Baixo Sul à Região Semiárida: estudantes trocam experiências entre biomas
- 07.06.2023 Crianças e adolescentes da Casa Dom José Rodrigues concluem oficina de formação com Trilha da Convivência com o Semiárido
- 07.06.2023 Diversidade de sabores da Caatinga marca lançamento de licores oriundos da Agricultura Familiar
- 02.06.2023 TJ-BA emite decisão favorável a comunidades do território de Areia Grande em Casa Nova
- 02.06.2023 Capacidade de suporte da Caatinga para a caprinovinocultura é tema de formação em Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto em Remanso
- 31.05.2023 7ª Feira da Agricultura Familiar de Angicos e Barriguda potencializa a comercialização da produção local em Canudos
- 27.05.2023 Julgamento do Marco Temporal das comunidades de Fundo e Fecho de Pasto não avança no supremo
- 26.05.2023 No sertão da Bahia, municípios chegam a ter 90% da sua área total mapeada para exploração mineral
- 21.05.2023 Estudantes participam do 10º Curso de Comunicação e Educação para a Convivência com o Semiárido
- 16.05.2023 STF julga marco temporal que viola direitos de comunidades tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto
- 03.05.2023 Comunidade de Fundo de Pasto Caboclo, em Juazeiro, lança protocolo autônomo de consulta e consentimento
- 02.05.2023 Famílias agricultoras despertam para a importância de ocupar espaços de comercialização
- 28.04.2023 28 de Abril: preservar a Caatinga em Pé é fundamental para a manutenção da vida no Semiárido
- 26.04.2023 Comunidade Esfomeado em Curaçá celebra lançamento de livro sobre o protagonismo das mulheres em Fundo de Pasto
- 24.03.2023 Preservação da Caatinga em pé e fortalecimento da juventude rural fazem parte das ações do projeto Ater Bioma Caatinga
- 16.03.2023 Intercâmbio sobre Saneamento Básico Rural visita experiências em comunidades de Juazeiro
- 10.03.2023 Seminário aborda perspectivas e desafios do Recaatingamento na Bahia
- 18.02.2023 Visitas a experiências de produção agroecológica e de comercialização em Uauá marcam intercâmbio entre comunidades
- 17.02.2023 Conflito agrário ameaça direitos e modo de vida de comunidade tradicional de Fundo e Fecho de Pasto em Canudos
- 10.02.2023 Diálogos e intercâmbios fazem parte do Seminário de Saneamento Rural no Semiárido realizado na Paraíba
- 19.01.2023 Equipe técnica que vai atuar no projeto Ater Biomas Caatinga participa de formação
- 03.10.2022 Iniciativas ampliam comercialização de alimentos agroecológicos no São Francisco
- 27.09.2022 "O governo Bolsonaro quer trazer de volta a indústria da seca para o semiárido", afirma Cícero Felix, coordenador da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA)
- 13.09.2022 "O veterinário, nós aprende com ele e ele aprende com a gente"
- 08.08.2022 Apicultores/as de Pilão Arcado participam de formação sobre manejo de colmeias
- 26.07.2022 1º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura acontece neste sábado (30) em Sobradinho
- 22.07.2022 A luta contra o lado sujo da energia limpa
- 12.07.2022 Barramento colabora com o Recaatingamento
- 07.07.2022 Estudantes da área cultural de diferentes regiões do país participam de Trilha da Convivência com o Semiárido
- 01.07.2022 Juazeiro passa a ter Feira Agroecológica e Orgânica toda semana
- 30.06.2022 Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto em Juazeiro e Casa Nova são reconhecidas pelo Estado da Bahia
- 11.06.2022 Formação pauta construção e manejo de biodigestor que colabora com a conservação da Caatinga
- 08.06.2022 Usina eólica no sertão baiano na rota de reintrodução da ararinha-azul
- 06.06.2022 Fortalecimento das comunidades tradicionais contribui para a preservação ambiental no Semiárido
- 28.05.2022 Famílias assessoradas pelo Ater Agroecologia avaliam a execução do projeto
- 26.05.2022 Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto de Juazeiro debate o direito à Consulta Prévia
- 23.05.2022 Mulheres de Curaçá promovem empoderamento feminino e geram renda através do beneficiamento da produção
- 13.05.2022 Respeito à capacidade de suporte da Caatinga evita degradação do ambiente
- 05.05.2022 Comunidades tradicionais de fundo de pasto recebem mapeamento agroecológico
- 03.05.2022 Direito ao saneamento e Convivência com o Semiárido são fortalecidos no Sertão do São Francisco
- 02.05.2022 Encontro em Remanso debate sobre uso da Caderneta Agroecológica
- 29.04.2022 Agricultores/as recebem oficina com foco no manejo sanitário, produtivo e alimentar de galinhas caipiras
- 28.04.2022 Encontro expõe degradação da Caatinga
- 27.04.2022 Agricultura familiar celebra mais uma conquista com a lançamento do Armazém da Caatinga
- 25.04.2022 Armazém da Caatinga que visa fortalecer agricultura familiar será lançado nesta quarta-feira (27)
- 08.04.2022 Agricultores/as realizam 1ª Feira Agroecológica de Massaroca e Região neste sábado (09)
- 07.04.2022 Comida saudável: uma questão de saúde para as pessoas e o planeta
- 22.03.2022 Água subterrânea é potencial que deve servir como fonte secundária, aponta gestor ambiental
- 21.03.2022 Projeto agroecológico constrói novos saberes e fortalece famílias rurais
- 15.03.2022 "Tem que defender o que já foi conquistado e trabalhar para novas conquistas", aponta o novo presidente do Irpaa
- 02.03.2022 PANCS oferecem segurança alimentar, autonomia e diversidade à culinária dos/das brasileiros/as
- 10.02.2022 Formação sobre apicultura reúne agricultoras/es de Juazeiro
- 08.02.2022 Preservação da biodiversidade e segurança alimentar são algumas das vantagens da semente animal
- 28.01.2022 Sementes crioulas: produção saudável, orgânica e segura
- 08.11.2021 No Semiárido, organização comunitária e parcerias são essenciais para proteger sementes crioulas da contaminação por transgenia
- 01.10.2021 A Convivência com o Semiárido é a prática da Agroecologia no bioma Caatinga
- 23.09.2021 Jardins urbanos: beleza que alimenta o olhar e alma
- 09.09.2021 Em live, organizações evidenciam desrespeito às comunidades e ao meio ambiente durante implantação de parque eólico em Canudos
- 23.08.2021 Comunidade rural de Juazeiro terá sistema de tratamento comunitário de esgoto com reúso na agricultura
- 01.07.2021 Projeto agroecológico realiza diagnóstico comunitário participativo em comunidades rurais
- 17.06.2021 Representante de ONG alerta que desertificação pode inviabilizar a vida de famílias no Semiárido
- 13.05.2021 Projeto agroecológico estimula práticas de Convivência com o Semiárido e autonomia das famílias rurais
- 28.04.2021 A interação entre Caatinga e Educação Contextualizada
- 16.03.2021 Mudanças climáticas e o Semiárido brasileiro
- 11.02.2021 NOTA || Comunidades tradicionais em Curaçá seguem na luta contra ameaças de mineradora e grileiros
- 16.12.2020 Experiência de Recaatingamento é socializada durante Seminário Nacional de Experiências Agroecológicas
- 04.12.2020 Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto de Canudos denunciam destruição causada à Caatinga
- 12.11.2020 Irpaa celebra 30 anos e reafirma a importância de defender a Convivência com o Semiárido
- 26.03.2020 Resultados animam famílias a investirem em práticas de Recaatingamento
- 17.01.2020 Comunidades Fundo de Pasto de Sento Sé recebem certificado de auto reconhecimento
- 22.11.2019 Experiências populares reforçam a Convivência com o Semiárido em evento na Embrapa
- 11.11.2019 Oficina de Sustentabilidade Hídrica do Semiárido compartilha experiências de Convivência com a região semiárida
- 06.11.2019 Povos de todas as regiões do Brasil reafirmam a viabilidade da agroecologia durante congresso em Sergipe
- 01.08.2019 Caravana da Resistência debate a Convivência com o Semiárido em juazeiro
- 16.07.2019 Recuperação ambiental e saneamento rural são temas de intercâmbio em Sento Sé
- 06.06.2019 Ato Político reúne agricultores e movimentos sociais pela aprovação da Lei de Agroecologia
- 05.06.2019 Colégio de Juazeiro debate preservação ambiental a partir da arte
- 28.05.2019 "Se o rio morrer será a morte de todos nós", alerta Dom Luís Cáppio
- 03.05.2019 "Temos que apostar na Caatinga porque é o nosso jeito de viver, é o nosso patrimônio", afirma agricultor
- 30.04.2019 A experiência de comunidades tradicionais e o relacionamento intrínseco com a Caatinga
- 20.03.2019 Política Estadual de Convivência com o Semiárido é uma das prioridades na elaboração do PPA
- 19.03.2019 Intercâmbio da Rede Mulher no Piauí evidencia contradições em torno da implantação de Unidades de Conservação no Semiárido
- 01.03.2019 Recaatingamento será expandido para novos Territórios de Identidade na Bahia
- 14.02.2019 Partilha do saber e da semente
- 29.01.2019 Recaatingamento é avaliado pelas comunidades Fundo de Pasto
- 17.12.2018 Moradores/as da comunidade Vereda da Onça finalizam cercamento de área para Recaatingamento
- 14.11.2018 "Avanço da desertificação tem um ciclo muito próximo com a mineração", declara pesquisador
- 12.11.2018 Distrito de Abóbora, em Juazeiro, sedia 1ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos
- 01.11.2018 Implantação de Unidades de Conservação e permanência das famílias são pautadas em Juazeiro
- 04.09.2018 Comunicação e representação do negro na mídia são debatidos durante oficina em Lage dos Negros
- 02.08.2018 Valorização da Caatinga é pautada também em Feira durante o II SIBIC
- 31.07.2018 II SIBIC inicia pautando importôncia do Recaatingamento
- 13.07.2018 Seminário da Caprinovinocultura denuncia em carta aberta ameaças ao modo tradicional de criar caprinos e ovinos
- 26.06.2018 Projeto Bem Diverso realizará ações de avaliação do Recaatingamento e formação em comunicação
- 22.05.2018 Em defesa da vida, contra a mineração
- 18.05.2018 Seminário estadual de Recaatingamento evidencia necessidade de redistribuição de terras no Semiárido baiano
- 26.04.2018 Abertas as inscrições e submissão de trabalhos para o II Simpósio do Bioma Caatinga
- 16.04.2018 Escola Família Agrícola de Sobradinho inicia entrega das mudas do Projeto Fruticultura de Sequeiro com Jovens do Semiárido
- 11.04.2018 Começa campanha de financiamento coletivo para o IV Encontro Nacional de Agroecologia
- 07.03.2018 Agricultura Familiar conquista mais um espaço de comercialização
- 28.11.2017 Comunidades tradicionais de Fundo de Pasto se reúnem para concorrer a prêmio de preservação ambiental
- 23.11.2017 Em defesa do Velho Chico: I Encontro dos Bispos da Bacia do São Francisco
- 14.11.2017 “Ação climática para Fome Zero”
- 06.10.2017 Ater promove práticas sobre uso de plantas da Caatinga na alimentação de galinhas caipira
- 05.06.2017 Petição pede transformação do Cerrado e da Caatinga em Patrimônio Nacional
- 29.05.2017 Manejo e conservação da Caatinga é tema de formação para famílias participante do projeto Ecoforte
- 24.05.2017 Na VI Romaria em defesa da vida, população alerta sobre impactos da mineração
- 19.05.2017 Preservação da Caatinga é tema de VII Romaria em Defesa da Vida
- 17.03.2017 Empreendimentos do Sertão do São Francisco participam da última Usina de Ideias do projeto G.lo.b
- 16.03.2017 Plataforma #ChegaDeAgrotóxicos é lançada no Brasil
- 22.09.2016 Convivência com o Semiárido desperta interesse de estudantes de agronomia da Uneb
- 21.09.2016 “Canudos: experiência de vida e natureza sustentável” é tema da 29º Romaria de Canudos na Bahia
- 19.09.2016 Famílias do Sertão do São Francisco conhecem experiência de Recaatingamento em propriedade de Valente (BA)
- 22.08.2016 Intercâmbio problematiza a geração de energia eólica e solar no Submédio São Francisco
- 05.05.2016 Bahia conta agora com Central da Caatinga
- 28.04.2016 Caatinga será tema de exposição fotográfica em Juazeiro
- 26.04.2016 Festival do Umbu destaca e expõe riquezas da Caatinga
- 25.04.2016 Irpaa e Crad promovem troca de experiência sobre Recaatingamento e reafirmam parceria
- 29.01.2016 A chuva traz esperança as famílias sertanejas e a oportunidade de contribuir com recuperação da Caatinga
- 08.01.2016 Pesquisador do Insa descobre alternativas para controle do Aedes aegypti com espécies da Caatinga
- 11.08.2015 Criada a Política de Combate à Desertificação
- 31.07.2015 Desmatamento silencioso da Caatinga tem intensificado a desertificação do semiárido brasileiro. Entrevista especial com Iêdo Bezerra de Sá
- 06.05.2015 Aberto processo seletivo para Curso em Manejo Florestal Sustentável da Caatinga
- 01.04.2015 Caatinga é cenário da Paixão de Cristo no Povoado de Malhada da Areia
- 11.03.2015 Agroecologia e comércio sustentável estiveram em debate no 7º Festival do Umbu de Uauá
- 09.10.2014 Encontro vai debater reconstrução da Caatinga e soluções contra degradação ambiental
- 22.08.2014 Travada no Congresso, PEC torna Caatinga e Cerrado patrimônio nacional
- 29.04.2014 “A Caatinga era considerada o patinho feio do Brasil”, diz pesquisadora
- 28.04.2014 28 de abril - Dia da Caatinga: degradação e ameaças ainda são constantes ao bioma
- 02.10.2013 Terra, água, conhecimento e união melhoram a qualidade de vida de família sertaneja
- 30.08.2013 Encontro estadual em Petrolina discute políticas públicas de convivência com o Semiárido
- 26.07.2013 Comunidades rurais de Juazeiro apontam demandas por regularização fundiária em Seminário temático
- 24.07.2013 Produtores/as e técnicos/as aprendem a implementar cerca elétrica com energia solar durante curso
- 24.07.2013 Biólogos/as da Pro Science visitam áreas de Recaatingamento
- 21.05.2013 Aconteceu o 14º curso de uso da Bíblia no Semiárido
- 28.04.2013 28 de abril: Dia Nacional da Caatinga e da Educação
- 25.04.2013 Dia da Caatinga: Juazeiro sedia Seminário nesta sexta (26)
- 05.02.2013 Coopercuc divulga tema do V Festival do Umbu de Uauá
- 30.10.2012 Irpaa apresenta Projeto Recaatingamento na UFBA
- 27.07.2012 Equipe do Irpaa planta árvores nativas da caatinga durante Seminário Interno
- 24.07.2012 Fauna da Caatinga é exposta em museu
- 01.07.2012 Caatinga em festa: Massaroca sedia primeira Mini-Fábrica de Beneficiamento de Frutas da Caatinga no município de Juazeiro
- 29.06.2012 Distrito de Massaroca inaugura neste sábado Unidade de Beneficiamento de Frutas da Caatinga
- 30.05.2012 Projeto Recaatingamento inaugura Unidade de Beneficiamento de frutas no interior de Sento Sé
- 20.04.2012 Mesmo com a Seca, plantas nativas brotam em área de Recaatingamento
- 27.02.2012 IV Festival do Umbu reafirma a viabilidade da Convivência com o Semiárido
- 30.11.2011 Articulação Fundo de Pasto apresenta contribuições das comunidades para preservação da Caatinga
- 29.11.2011 Seminário que discutirá o “Valor da Caatinga em pé”começa nesta terça-feira em Juazeiro
- 25.11.2011 Cultivo de facheiro é garantia de alimento para animais da caatinga
- 21.11.2011 Inscrições abertas para o Seminário Recaatingamento: O Valor da Caatinga em pé
- 26.10.2011 Simpósio em Juazeiro debate mudanças climáticas e desertificação
- 24.10.2011 Denúncias de destruição e formas de preservação da Caatinga foram destaque na 24ª Romaria de Canudos
- 21.10.2011 24ª Romaria de Canudos acontece nesse fim de semana
- 29.09.2011 Recaatingamento do Semiárido já estava incluído nos “Preceitos do Padre Cícero”
- 25.09.2011 Comunidades de Canudos realizam Pré-Romarias
- 16.09.2011 Comunidades Fundo de Pasto vivenciam resultados do Recaatingamento
- 16.08.2011 Comunidades revertem a desertificação
- 05.07.2011 CRAD/UNIVASF apoia projeto Recaatingamento com doação de mudas
- 27.06.2011 Projeto Recaatingamento ajuda a combater desertificação no município de Canudos
- 23.06.2011 Fogueiras juninas: tradição que gera impactos ambientais exige novas formas de uso da lenha
- 21.06.2011 Palma: excelente forragem e alimento humano rico em vitaminas e sais minerais
- 14.06.2011 Agenda Ambiental contará com R$ 6 milhões da Caixa investidos na sustentabilidade na Caatinga
- 11.06.2011 Faveleira: importante forrageira da caatinga
- 08.06.2011 Animais ameaçados de extinção são encontrados em área do Recaatingamento
- 30.05.2011 Seminário em Petrolina discute mudanças climáticas
- 09.05.2011 Começam os preparativos para a 24ª Romaria de Canudos
- 28.04.2011 Dia Nacional da Caatinga: dados mostram necessidade de preservação do Bioma
- 17.03.2011 Comunidade de Fartura se anima com o plantio de espécies da caatinga
- 11.02.2011 Projeto Recaatingamento: Comunidade de Curral Novo inicia plantio de mudas
- 22.02.2010 Comunidade rural participa de atividades de preservação do meio ambiente
- 19.01.2010 IRPAA promove ações de recuperação da caatinga
- 30.10.2009 Mineradoras destroem a Caatinga e desrespeitam as Comunidades
- 22.03.2009 Sétimo dia: De Adão Preto a Zé de Antero.
- 10.03.2009 Umbuzeiro é tema de programação especial na cidade de Juazeiro
Veja mais
- 16.12.2024 Sociedade civil realiza Conferência Livre de Meio Ambiente em Juazeiro
- 14.12.2024 Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica é discutido em Seminário durante a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
- 12.12.2024 Audiência Pública para discutir implantação de complexo eólico em Canudos evidencia desrespeito às leis e Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto
- 11.12.2024 Comunidades de Campo Alegre de Lourdes denunciam invasão de empresa de mineração nos territórios dos fundos de pasto
- 10.12.2024 Integrantes de grupos e movimentos de juventudes do Território Sertão do São Francisco vivenciam intercâmbio de educomunicação na Comunidade Poço de Fora, em Curaçá