IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Empreendimentos se reúnem em Remanso para debater o projeto Bahia Produtiva

Empreendimentos se reúnem em Remanso para debater o projeto Bahia Produtiva

Empreendimentos da agricultura familiar dos municípios de Remanso, Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado, participaram de uma reunião para discutir o andamento do Projeto Bahia Produtiva. O encontro, realizado dia 12 de dezembro, em Remanso, visou orientar as associações e cooperativas sobre o andamento da parte física do projeto e cuidados administrativos, além de discutir problemas e construir coletivamente saídas para superar os desafios encontrados.

Lucília Freitas, presidenta da Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso – APPR, considera importante a reunião proposta pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR. “Achei produtiva porque ele [Wecslei Ferraz, representante da CAR] trouxe vários pontos que vêm orientar como a gente trabalhar junto a esse projeto, como a gente precisa melhorar, como a gente precisa cobrar, tanto deles, como de nosso ACR”, avalia a pescadora.

Durante a reunião, Wecslei Ferraz, que é Coordenador de Assistência Técnica do Projeto Bahia Produtiva, disse que esse tipo de evento gera a oportunidade de fazer um panorama dos convênios, dos contratos e dos serviços de uma forma geral. Em Remanso, ele destaca a possibilidade que teve de “chamar a atenção dos presidentes, dos envolvidos sobre a responsabilidade que é lidar com recursos públicos, a responsabilidade que é com a melhoria da qualidade de vida dessas famílias que estão envolvidas”.

O coordenador fez uma conversa pontuando situações que podem gerar problemas para as associações, mas também apresentou possibilidades que os grupos podem aproveitar, especialmente no que diz respeito à comercialização. Wecslei disse ter percebido que as/os participantes estão interessadas/os em buscar conhecimento e que isso deve contribuir positivamente para a superação dos desafios. “Nosso objetivo é trazer essas informações com mais tranquilidade, com troca de informações, experiências, escutar como está o dia a dia deles e propor alternativas para que a gente possa alcançar o máximo de resultado no final do projeto”, detalhou o integrante da CAR.

Para Lucília Freitas, uma grande necessidade das/dos pescadoras/es é ter uma assessoria específica para a área de pesca. Na opinião da presidenta da APPR, ter alguém específico dessa área acompanhando os trabalhos é “você estar falando a mesma linguagem”. Sobre esse assunto, Wecslei apresentou como opção um conjunto de formações que o projeto realizará com foco nos diversos sistemas produtivos. O representante da CAR solicitou que as associações ligadas à pesca façam um pedido formal em conjunto para receber a formação custeada pelo projeto Bahia Produtiva. O Irpaa, que faz assessoria à Colônia de Pescadores Z26, de Pilão Arcado, ficou responsável por articular os três grupos para formalizar o pedido.

A presidenta da APPR, relatou ainda dificuldades encontradas no beneficiamento e comercialização do pescado. “Temos o nosso produto, beneficiamos, mas ainda não está dentro dos padrões que são exigidos”, argumenta Lucília, apontando problemas na legislação sanitária, que contém exigências incompatíveis com a agricultura familiar e acaba reduzindo o alcance dos produtos das/dos pescadoras/es.

Uma conquista citada na reunião e que tem ajudado os produtos da agricultura familiar a ganharem novos mercados é o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, que foi implantado em Juazeiro, Uauá, Sobradinho, Casa Nova e Remanso, através das prefeituras municipais. Recentemente o Consórcio de Municípios que tem atuação em todo Território Sertão do São Francisco fez a sua primeira certificação.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Empreendimentos se reúnem em Remanso para debater o projeto Bahia Produtiva

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005