IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Formação potencializa a troca de experiências com foco na assessoria técnica

Formação potencializa a troca de experiências com foco na assessoria técnica

Acontece entre os dias 08 e 13 de Julho, no município Sento Sé, o V Encontro de Formação, Avaliação e Planejamento da equipe do Irpaa e assessores da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR que atuam no Projeto Pró-Semiárido. O encontro faz parte do calendário trimestral de Planejamento do Projeto e reúne colaboradores ligados ao projeto que desenvolvem atividades nos municípios de Campo Formoso, Juazeiro, Sobradinho, Remanso e Sento Sé, assessorando 2.300 famílias, em 120 comunidades.

Durante a formação, estão sendo compartilhadas experiências desenvolvidas nos diversos territórios rurais, através da apresentação de Relatos de Experiência. Os relatos são fruto de Rodas de Aprendizagem, realizadas nas comunidades rurais assessoradas, que visam valorizar o saber local através da visibilidade das ações praticadas pelos agricultores experimentadores. Dentre diversas temáticas estão sendo discutidas práticas agroecológicas, manejo da caatinga, apicultura, gestão da água para produção, trabalho nos quintais produtivos, gênero, educação contextualizada e beneficiamento.


Segundo Clérison Belém, colaborador do Irpaa, “o encontro é um momento para avaliar o que estamos desenvolvendo nas comunidades, partilhar as experiências exitosas e planejar as ações futuras, contribuindo com a formação da equipe e fortalecendo a Convivência com o Semiárido no campo.


A colaboradora do Irpaa Cristina da Silva que atua no município de Campo Formoso relatou que “a formação trimestral tem proporcionado para equipe de Assessoria Técnica Continuada - ATC, um conhecimento a cerca das dificuldades e potencialidades das comunidades em que cada um atua, por meio da realização das rodas de aprendizagem executadas em campo e apresentadas neste encontro com a equipe. Sendo um momento de avaliação e contribuição, onde os técnicos trocam experiências vivenciadas e estratégias utilizadas de acordo os temas abordados”.


A atividade será encerrada com uma visita a comunidade de Fartura, a fim de conhecer as experiências das famílias ligadas a ações hidroambientais, recaatingamento, fogões ecológicos e reuso de água.


O Pró-Semiárido é um projeto da CAR, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, que conta com recursos advindos de um acordo de empréstimo firmado com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), da Organização das Nações Unidas (ONU).


Texto e Foto: Eixo Clima e Água
Revisão: Comunicação do Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Formação potencializa a troca de experiências com foco na assessoria técnica

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005