IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Equipes do Projeto de Assessoria técnica do Irpaa se reúnem para formação continuada

Equipes do Projeto de Assessoria técnica do Irpaa se reúnem para formação continuada

Equipe do Projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) participam do 2º encontro de formação continuada, nos dias 11 e 12 de maio deste ano, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro - BA. Avaliação, monitoramento e planejamento das ações realizadas junto às famílias inseridas nos projetos também foram objetivos da Formação, que reuniu cerca de 40 profissionais que estão atuando nos municípios de Curaçá, Uauá, Canudos, Juazeiro, Sento Sé, Casa Nova e Sobradinho.

Além do processo avaliativo das ações realizadas até agora, um dos momentos foi destinado a discutir sobre a metodologia adotada para realizar os diagnósticos das comunidades, que estas famílias fazem parte, já que os diagnósticos das famílias já foi realizado. Para isto, a turma tem o apoio pedagógico do Eixo Educação do Irpaa, onde foi discutido o processo pedagógico das intervenções do projeto. Este momento também foi oportuno para a construção coletiva de como resolver as dificuldades que surgem, além de planejar as ações para os próximos dois meses.

Para a coordenadora do Projeto de Ater Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto, Nelzidete Costa, nestes encontros é possível toda equipe ter uma dimensão geral das ações em todos os municípios, alinhando as intervenções futuras. “Nestes três meses de realização do projeto a gente avalia positivamente, isto porque os agricultores aceitaram bem o projeto”, comenta Nelzidete. Ela diz ainda que a partir das ações de Ater, as famílias também acessam outras políticas públicas que chegam junto com o projeto.

Na avaliação do colaborador do Irpaa que atua como Agente de Ater no município de Canudos, Vanderelei Leite, estes encontros são fundamentais, pois “isso encoraja a nossa ação, a nossa luta social e, aproveitando que tem uma diversidade de experiência, a gente consegue aprender muito, isso facilita muito o desenvolvimento de nossas atividades de campo com os agricultores”. Ele pontua também que entidades que trabalham com um público, principalmente de agricultores/as familiares, precisam investir na formação das suas equipes, principalmente, para monitorar e aperfeiçoar o trabalho de campo, bem como discutir temas que serão debatidos com as comunidades.

A fase atual do projeto é de cadastro das famílias inseridas nestas intervenções de Assessoria Técnica, antes já foram realizadas reuniões municipais com os parceiros, mobilização e seleção das famílias e diagnóstico familiar. O diagnóstico comunitário participativo será uma das próximas ações a serem realizadas.

O projeto Ater Sustentabilidade e Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto está sendo executado pelo Irpaa em uma parceria com a SDR/Bahiater/Sepromi, do Governo da Bahia. Os encontros de formação fazem parte da política do Irpaa de sempre promover estes espaços entre seus/suas colaboradores/as.
 

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Equipes do Projeto de Assessoria técnica do Irpaa se reúnem para formação continuada

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005