IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Participantes da Escola visitam Barragem de Sobradinho

Participantes da Escola visitam Barragem de Sobradinho

A estrutura da Barragem de Sobradinho, situada a 48 km de Juazeiro, e a história da construção da mesma foram o foco da visita realizada na manhã do último dia 09. Acompanhado por colaboradores/as do Irpaa, o grupo conheceu o histórico da formação de Sobradinho, cidade que surgiu a partir da construção do maior lago artificial da América Latina.

A divisão da cidade em três áreas identificadas como Vila São Joaquim, São Francisco e Santana confirma o histórico de desigualdade social bastante visível no processo de desenvolvimento do município. Ao mesmo tempo, saber da influência dos movimentos em prol da emancipação política e as lutas sociais existentes até hoje é algo indispensável no conhecimento da história de Sobradinho.

Durante a visita, alguns participantes deram testemunho do impacto que a construção da barragem teve em suas vidas, algo que é ainda mais visível no relato das consequências geradas para as famílias que viviam às margens do rio nas cidades submersas pelas águas: Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado. Cerca de 70 mil pessoas foram relocadas de suas comunidades, perdendo suas terras, produção, tradiçoes culturais e tendo que se adaptar a outras realidades. D. Eufrásia, agricultora da região de Macururé, na Bahia, e participante da Escola, conta que morava em Juazeiro na década de 1970 e sua família foi embora por conta dos boatos de que as águas poderiam invadir outras cidades próximas ao lago.

A visita acontece de forma articulada com as temáticas trabalhadas nos dias de formação da Escola, onde as/os participantes vem discutindo a questão hídrica no Semiárido, a ocupação e uso da terra, os valores das comunidades e povos tradicionais. No penúltimo dia da Escola, o grupo visitará também a área da Embrapa Semiárido, em Petrolina, onde poderão ver algumas tecnologias de Convivência com o Semiárido desenvolvidas pela Unidade.

 

Saiba mais


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Participantes da Escola visitam Barragem de Sobradinho

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005