IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Participantes do SemiáridoShow debatem as "lições de estiagem 2011-2015”

Participantes do SemiáridoShow debatem as

Mais um ano de forte estiagem prevista. A cada dia cresce a discussão acerca da questão hídrica no Semiárido e a evidente necessidade de avaliar de forma mais aprofundada este fenômeno natural e assim propor medidas e ações estruturantes para lidar com esta realidade climática.

Este assunto esteve em discussão nesta quinta-feira, 22, durante o minicurso com tema "Lições de estiagem", realizado pelo Irpaa, no SemiáridoShow 2015. Facilitado por Ademilson da Rocha (Tiziu), sócio e ex-coordenador geral do Irpaa, o minicurso trouxe a proposta de apresentar um panorama geral da falta de chuva nas regiões que integram o Semiárido brasileiro, além de proporcionar troca de saberes e vivências baseadas na Convivência com o Semiárido.

Os municípios do Semiárido respondem por uma grande parcela da produção de mandioca, feijão e milho do Nordeste. A queda dessas produções foi evidente durante o período de estiagem nos anos 2011 e 2012 (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), mas vale ressaltar que as secas são fenômenos naturais cíclicos e previsíveis.

De acordo com Tiziu, o aprendizado sobre o clima semiárido e suas especificidades se faz necessário. "Esse é o período que completa as grandes secas, desde o período colonial até os dias atuais já tiveram e terão secas no cenário brasileiro. Estamos passando por um período das grandes secas, a previsão é de uma estiagem ainda esse ano, mas dessa vez conhecemos o nosso Semiárido e é possível conviver e sobreviver", relatou.

A agricultora Gilvana Silva, da cidade de Araripina - PE, disse não ter perdas devido à preparação para este período. "Precisamos aprender com a estiagem, já temos as cisternas calçadão que recolhe a água da chuva, que ajudou no plantio das verduras. Essa tecnologia nos ajudou porque mesmo durante o período de secas não perdemos as produções", ressaltou.

É necessário aprender com a estiagem, com a natureza. A seca que castiga é a mesma que ensina um conjunto de lições, um conjunto de possibilidades. Não se pode fazer das secas as cercas, é preciso brotar do chão das bases, das experiências, das práticas para a Convivência com o Semiárido, expressaram as/os participantes do minicurso.

Este tema foi proposto com a intenção de refletir acerca do aprendizado com a natureza para não repetir os erros na escolha dos cultivos e animais a serem criados, os quais devem ser apropriados ao clima da região. O minicurso faz parte da programação do SemiáridoShow, evento realizado pela Embrapa e Irpaa, de 20 a 23 de outubro, na Embrapa Produtos e Mercados, em Petrolina – PE, saída para Recife.
 

Texto e foto: Ascom SemiáridoShow


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Participantes do SemiáridoShow debatem as "lições de estiagem 2011-2015”

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005