IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Migrar do Windows para Linux

Migrar do Windows para Linux

 

Aqui no Irpaa usamos software livre, o sistema operacional Linux e os aplicativos correspondentes; sempre perguntam como realizamos a mudança.

 
A vida de cada um e cada uma está repleta de rotinas e procedimentos costumeiros e temos, por bons motivos, uma certa resistência de mudá-los. Não é diferente em relação ao computador. Mas pensemos um pouco para trás, para lembrar como foi difícil mudar da máquina de escrever para o computador. Inventamos mil desculpas para continuar batendo o teclado duro da máquina de escrever. Às vezes o parto foi difícil, mas ao final nos arranjamos com Windows, Office, Internet Explorer, Outlook Express e o resto. Mas tem também os mais jovens, que já entraram direto no mundo de Bill Gates.
 
É sem dúvida vantajoso aderir ao software livre, mas como fazer a mudança suave, sem perder nossa produtividade e sem irritar os e as colegas.
O ideal seria abandonar de vez o Windows da Microsoft, instalar o sistemas operacional Linux e junto com ele todos os programas (aplicativos) que necessitamos para o trabalho de cada dia. Mas isto é um pulo muito grande.
 
Assim a recomendação é a seguinte:
 
Instalar inicialmente somente os aplicativos livres em suas versões para Windows: retire o M$ Office e instale BrOffice, instale o Firefox como browser para Internet e, em vez do Outlook Express, comece usar o Thunderbird. Mas não faça a mudança de todos estas aplicações de vez. Comece talvez com Firefox, depois instale o Thunderbird e no fim adere ao suite de escritório BrOffice que contém programas para editar de texto, elaborar planilhas, apresentações, possui um banco de dados e mais outros bem úteis.
As funções destes programas correspondentes são basicamente as mesmas. Às vezes ficam em lugares diferentes do que de costume na Microsoft. Assim seria interessante ter uma pessoa que se aprofunde um pouco mais para socorrer colegas, quando precisam de ajuda. Mas mesmo sem ter especialista, com um pouco de curiosidade aprende rapidamente manejar estes programas livres. São muito intuitivos.
 
Na internet existe uma variedade grande de apostilas, grupos de discussão e fóruns que resolvem as questões mais complicados. P. ex a metrô de São Paulo introduziu o BrOffice e disponibiliza cinco apostilhas para livre download sobre diversos componentes deste software. Fiz uma busca no Google “apostila BrOffice” e encontrei 423.000 inserções!
Passados alguns meses de adaptação, podemos mudar o Sistema Operacional. Mas antes deve analisar se o hardware já existente pode ser usado também com Linux. Especialmente escaneadores e impressoras antigas foram feitas para funcionar só com Windows. Hoje, a maioria das empresas se preocupa em oferece driveres apropriados também para Linux. Aliás os driveres, na maioria das vezes, nem precisa mais instalar, já vem juntos no DVD da instalação do Linux.
 
Mas pode ser que existem programas que funcionam somente com Windows, como Contabilidade, Folha de Pagamento, Programas ligadas a Ministérios etc que no momento da troca não podem ser descartados, mas posteriormente devem ser trocados outros que possuem a base de sistema operacional livre.
Para estes software mais comerciais as ONG's poderiam dar uma grande contribuição para a comunidade de software livre, pois juntas poderiam se articular para montarem estes tipos de sistemas (Contabilidade e/ou Folha de Pagamento), disponibilizando seus códigos fontes à sociedade em geral.
Precisamos deixar uma ou mais máquinas com Windows para rodar estes softwares ou, então, constituir um “Terminal Service' que é um serviço Windows que nos permite administrar um servidor remotamente, através de qualquer computador cliente e aplicativos remotamente.
Para estes softwares
Haroldo, a partir de um texto de Ricardo Barros

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Migrar do Windows para Linux

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005