IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Cartilhas

Os arquivos estão disponíveis para downloads podendo ser encontrados em diversos formatos ou por acesso online.


Sistematização final dos Núcleos de Execução do Projeto (NEP) com foco na organização dos sistemas de produção da agricultura familiar no Semiárido Brasileiro

Sistematização final dos Núcleos de Execução do Projeto (NEP) com foco na organização dos sistemas de produção da agricultura familiar no Semiárido Brasileiro

Tiago Pereira da Costa/Paulo César de Jesus Santos

O livro “Sistematização Final dos Núcleos de Execução do Projeto (NEP) com foco na organização dos sistemas de produção da agricultura familiar no Semiárido Brasileiro” é um resumo das experiências do projeto Semiárido Produtivo, executado em cinco estados: Pernambuco, Bahia, Piauí, Sergipe e Alagoas. A obra apresenta desafios, avanços e caracterização geográfica de cada estado nordestino, além de experiências exitosas de famílias assessoradas pelo projeto.

O projeto Semiárido Produtivo realizou ações que pautaram sempre a ideia da Convivência com o Semiárido, mostrando que é possível viver bem nessa região, desde que haja adaptação às características locais, bem como o acesso às políticas públicas que ajudem a efetivar o bem viver no Semiárido.

 

 

 

http://www.irpaa.org/geral/livro-semiarido-produtivo-ok.pdf



Meio Ambiente, Sustentabilidade & Tecnologia

Meio Ambiente, Sustentabilidade & Tecnologia

João Henrique Porto Silveira

O livro “Meio Ambiente, Sustentabilidade & Tecnologia” organizado por João Henrique Porto Silveira, é uma coletânea que reúne 20 artigos que tem como intenção principal mostrar possibilidades em relação à busca por um futuro melhor, apresentando uma série de estudos na área ambiental. 172p, 2021. 

A obra conta com o artigo "Sistema de tratamento de esgoto total com reator UASB em comunidades rurais no Semiárido baiano" produzido pelos colaboradores do Irpaa, Clérison Belém e André Rocha em parceria com a professora Miriam Amorim e o estudante Carlos Franca, ambos da Univasf. O estudo divulga estratégias de saneamento rural, através da aplicação de sistema de tratamento de esgotos domésticos e reuso de água, como tecnologias descentralizadas aplicadas na agricultura familiar no território do Sertão do São Francisco.

 


Acessar Online (HTML)


O Genocídio do Nordeste 1979-1983

O Genocídio do Nordeste 1979-1983

Comissão Pastoral da Terrra - CPT

Livro "O Genocídio do Nordeste 1979-1983" - Obra que traduz a indignação dos diversos movimentos populares e entidades diante da mortalidade, sobretudo infantil, que ocorreu durante a grande seca de 1979-1983, sua leitura enriquecida com fotos e depoimentos de pessoas que viveram o drama cotidiano da fome e sugere outra interpretação da problemática do Nordeste, segundo o qual o espaço geofísico não explica a miséria do seu povo - 147 pp - São Paulo: CPT, 1988.

 


Acessar Online (PDF)


EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTEXTUALIZADA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: Contribuição da REFAISA na Formação de Jovens do Campo

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTEXTUALIZADA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: Contribuição da REFAISA na Formação de Jovens do Campo

Tiago Pereira da Costa

 

As Escolas Famílias Agrícolas – EFA’s, são estabelecimentos de ensino escolar no campo, que através da pedagogia da alternância ofertam o Ensino Fundamental II e a Educação Profissional aos adolescentes e jovens, oriundos de comunidades rurais e filhos/as da classe trabalhadora. No estado da Bahia e Sergipe, estão articuladas através da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido – REFAISA, que desenvolve assessoria pedagógica e articulação política. O objetivo do presente trabalho, consiste em analisar e sistematizar as contribuições das EFA’s na Formação dos Jovens do Campo, por meio dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, para atuação destes sujeitos nos processos de desenvolvimento local e sustentável em regiões do Semiárido e Agreste do Nordeste brasileiro. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa, usando a pesquisa-ação como método de pesquisa e as metodologias participativas como ferramentas de diálogos e de problematização das realidades ao longo das atividades desenvolvidas entre os meses de agosto de 2016 a agosto de 2018, com os grupos sociais e sujeitos do campo, constituídos nas EFA’s de Sobradinho, Correntina, Brotas de Macaúbas, Rio Real, Irará, Alagoinhas e Monte Santo, no estado da Bahia, e Ladeirinhas, estado de Sergipe. Os principais resultados e produtos gerados desse trabalho está no processo de sistematização acadêmica, através desta dissertação, da produção de um artigo científico sobre Educação Profissional Contextualizada e Pedagogia da Alternância, e da sistematização de um Livro com as Diretrizes Políticas e Pedagógicas da Educação Profissional Contextualizada em Alternância da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido – REFAISA, que é resultado do aprofundamento teóricocientífico, da escuta, da vivência, das inquietações e da resistência das Escolas

 


Baixar arquivo (PDF)


Manual de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos nas Agroindústrias da Agricultura Familiar

Manual de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos nas Agroindústrias da Agricultura Familiar

Adriana Ferreira Nascimento - Eixo Produção

 

A proposta deste manual é enfatizar de maneira didática o que são as boas práticas de fabricação, bem como a necessidade da aplicação das mesmas de maneira correta, garantindo assim um alimento seguro para os/as consumidores/as, e menores perdas para os/as produtores/as.

 

Este material é destinado aos agricultores e as agricultoras familiares do Semiárido Brasileiro, que de alguma forma estão envolvidos nos empreendimentos (associações e cooperativas) que realizam beneficiamento de frutas, vegetais ou produtos de origem animal. A proposta é que ele seja estudado e utilizado para melhorar as práticas realizadas por tais empreendimentos, visando contribuir na qualidade dos alimentos que são produzidos por estes grupos.

 

O Manual de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos nas Agroindústrias da Agricultura Familiar de fazem parte das ações do ATER a Distância, que visa promover a continuidade dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, aos dirigentes, agricultores(as), agentes comunitários rurais (ACR) e agentes comunitários apícolas (ACA), dos empreendimentos apoiados pelo Bahia Produtiva, Projeto do Governo do Estado da Bahia.


Acessar Online (PDF)


Experiências de Recaatingamento no Semiárido Brasileiro

Experiências de Recaatingamento no Semiárido Brasileiro

José Moacir dos Santos e Luis Almeida Santos

 O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) elaborou esta cartilha reunindo diversas experiências populares de Recaatingamento, de base agroecológica e com enfoque na Convivência com o Semiárido, mostrando a diversidade biológica, de solos, relevos, culturas e métodos aplicados por agricultoras e agricultores.

Esta sistematização conta com o apoio do Projeto Bem Diverso, que é fruto de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).  


Acessar Online (PDF)


Umbuzeiro do Conhecimento

Irpaa


Acessar Online


Cerca Ecológica em áreas de Recaatingamento

Cerca Ecológica em áreas de Recaatingamento

Haroldo Schistek

Esse manual aborda uma proposta inovadora de construção de cercas na área do Bioama Caatinga, com custo menor do que as tradicionais e sem impacto à vegetação nativa.

Aborda também os balanços de emissão/sequestro de CO2, assim fornece dados técnicos para sua construção. Representa uma inivação chave na organização dos espaços agropecuários, com vistas à recuperação e preservação do bioama e criação de novas oportunidades econômicas.


Acessar Online


A Busca da Água no Sertão

A Busca da Água no Sertão

João Gnadlinger

 

Esta cartilha apresenta a viabilidade da Convivência com o Semiárido brasileiro a partir do aproveitamento das diversas fontes de água. É um instrumento pedagógico que pode ser adotado por diversos públicos, compreendendo a necessidade de consolidar a proposta da Convivência com o Semiárido em contraponto ao paradigma do Combate à Seca.


Acessar Online (Leia a cartilha aqui)


Água da Escola no Semiárido: acesso, gestão e contextualização

Água da Escola no Semiárido: acesso, gestão e contextualização

Irpaa

A cartilha "Água da Escola no Semiárdo: acesso, gestão e contextualização" é fruto de um projeto realizado pelo Irpaa em parceria com as escolas de abrangẽncia do peojeto, durante os anos de 2015 a 2016, a partir dde uma articulação dentre os Eixo Clima e Água, Educação e Comunicação e com o apoio da Cáritas Alemã e da Rede de Educação no Semiárido Brasileiro - Resab. 

A cartilha também tem o intuito de contribuir  com a luta pela água no Semiárido brasileiro. Uma vez que, o Irpaa se lançou ao desafio de adentrar o Semiárido e conhecer a realidade das escolas do campo no tocante à gestão da água, para em seguir propor mudanças. 

Neste material, os/as leitoras irão encontrar o processo metodológico, os caminhos percorridos ao longo do projeto, a realidade das escolas visitadas . proposições sobre água na escola, além de proposta de atividdes e o tema da educação contextualizada. 

 

 


Acessar Online (Leia a cartilha Água da Escola)


Água de Chuva no Manejo Integrado dos Recursos Hídricos em Localidades Semiáridas: Aspectos Históricos, Biofísicos, Técnicos, Econômicos e Sociopolíticos

Água de Chuva no Manejo Integrado dos Recursos Hídricos em Localidades Semiáridas: Aspectos Históricos, Biofísicos, Técnicos, Econômicos e Sociopolíticos

João Gnadlinger

O texto é o terceiro capítulo do livro: Captação, Manejo e Uso da Captação de Água de Chuva, editado pela ABCMAC e pelo INSA - Campina Grande, PB, 2015.

 


 


Acessar Online (PDF - Português, BR)


A Busca da Água no Sertão com a Vara Advinhadora

A Busca da Água no Sertão com a Vara Advinhadora

João Gnadingler

A apostila serve como introdução à hidroestesia em geral, mas foi pensada como roteiro para os/as buscadores/as de água no Semiárido Brasileiro, que fazem um serviço tão importante para as comunidades rurais. As indicações não substituem os muitos exercícios necessários para se tornar um/a buscador/a de água confiável.


Acessar Online (PDF)


Elementos para formulação de um programa de convivência com a seca no semi-árido brasileiro

Elementos para formulação de um programa de convivência com a seca no semi-árido brasileiro

Clovis Guimarães Filho, et alii


Um documento muito interessante, já de 2003, na qual a Embrapa indica uma proposta abrangente para o Semiárido Brasileiro, falando com coragem da questão fundiária.

Documento em PDF,  128 KB

 Elementos_para_formulacao_de_um_programa_de_convivencia_com_a_seca_no_semi-arido_brasileiro.pdf



A maldição dos agrotóxicos ou o que faz o agronegócio

A maldição dos agrotóxicos ou o que faz o agronegócio

Rogaciano Oliveira

Publicação que faz referência ao prejudicial uso do agrotóxico e sua relação com o agronegócio que destrói o meio ambiente, não respeita a cultura dos povos e contribui com o acúmulo de riqueza de uma minoria em detrimento da miséira de grande parte da população brasileira. Através de um expressivo elemento da cultura popular, o cordel, o material aponta também a importância e viabilidade da agroecologia como forma de garantir a soberania alimentar.

Baixe aqui o livreto.



O Olho do Consumidor

O Olho do Consumidor

Governo Federal - Brasil

 

Cartilha produzida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para divulgar a criação do Selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SISORG) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos.

A distribuição do material, porém, foi impedida pela Monsanto, empresa multinacional de sementes transgênicas que obteve uma liminar em mandado de segurança vetando a distribuição da cartilha.

 

Baixe aqui a cartilha



Colheita de Água de Chuva em Áreas Rurais

Colheita de Água de Chuva em Áreas Rurais

João Gnadlinger

Esta palestra foi proferida durante o 2º Fórum Mundial da Água, em Haia, Holanda, de 16 a 22 de março de 2000, sob o título inglês: Rainwater Harvesting for Household and Agricultural Use in Rural Areas.


Baixar arquivo (ZIP - HTML - Português)


Cisterna de Alambrado

Cisterna de Alambrado

Haroldo Schistek

A CISTERNA de ALAMBRADO pertence à família de construções de FERROCIMENTO

Uma tecnologia simples, de baixo custo.  As parede apresentam alta resistência, devido à sua homogeneidade.

Veja a cartilha em pdf, 2 MB, 44 páginas:

publicacoes/cartilhas/cisterna-alambrado.pdf


Baixar arquivo (PDF)


Em cada saber um jeito de ser. Livro paradidático. Subsídio para projeto de educação de jovens e adultos no Semiárido.

Em cada saber um jeito de ser. Livro paradidático. Subsídio para projeto de educação de jovens e adultos no Semiárido.

Ângelo Custódio Neri e Ivânia Paula Freitas



A construção de cisternas de tela e arame

A construção de cisternas de tela e arame

Harald Schistek


Acessar Online (Cartilha)


Criação de Cabras

Criação de Cabras

Equipe IRPAA

Formas simples e propositivas sobre práticas que proporcionam uma melhor qualidade do rebanho de modo a oferecer mais garantia alimentar e econômica para as familias do sertão.


Baixar arquivo (PDF)


Agricultura Familiar

Agricultura Familiar

Equipe IRPAA

Prática da agricultura ecológica das familiar no Semiárido, onde o manejo da produção  sem uso de insumos químicos, visa proteje os recursos naturais da terra,  proporcionando produtos limpos e saudáveis.


Baixar arquivo (PDF)


Cartilha Gêneros Mutirão: Mulher e Homem no Nordeste

Cartilha Gêneros Mutirão: Mulher e Homem no Nordeste

Cáritas/PI, MEB-Picos/PI e IRPAA/BA


Baixar arquivo (PDF)


No semiárido, viver é aprender a conviver

No semiárido, viver é aprender a conviver

Equipe IRPAA


Baixar arquivo (PDF)


A Roça no Sertão

A Roça no Sertão

Equipe IRPAA

Informações elaboradas de forma simples, didática e bem ilustrada sobre o manejo correto para a pequena propriedade de sequeiro. Maneiras apropriadas para o  manejo  do solo e das culturas adaptadatas ao clima.


Baixar arquivo (PDF)


A Convivência com o Semiárido no Município de Curaçá

A Convivência com o Semiárido no Município de Curaçá

Equipe IRPAA

Uma experiência pedagógica pautada na cultura de valores e potenciais existentes nas comunidades do município de Curaçá-BA, tendo a escola, os educadores e as comunidades como referências norteadoras da proposta.


Baixar arquivo (PDF)


A Água no Semiárido Brasileiro

A Água no Semiárido Brasileiro

Harald Schistek

Uma análise sobre a disponibilidade hídrica no Semiárido com vistas às diferentes formas de se prover água para o abastecimento humano, animal e para a produção apropriada às especificiades dessa imensa região do Nordeste brasileiro.


Acessar Online (BR)


< voltar




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005