Turmas
2010
Estudantes do primeiro ano em agroindustria
Estudantes do primeiro ano em agropecuária
Os formandos, o quarto ano
Turma 2010 - Concluintes em 2011
Gilmar
Eu Gilmar Ferreira Martins, venho do município de Monte Santo-BA de uma comunidade chamada Laje do Antônio. Cheguei a republica através de Érica e Rogério que são ex-alunos da mesma, fui indicado pela associação dos pequenos produtores de Laje do Antônio na qual fazia parte e assumia o cargo de presidente.
Sou estudante de Agropecuária tenho como objetivo ser um bom profissional na área e voltar pra minha região contribuindo o possível com os conhecimentos adquiridos para a melhoria na qualidade de vida das famílias e na preservação do Semi Árido por uma vida sustentável.
Isailton
Meu nome Isailton Alves Sobrinho, sou de Santa Filomena-PE, moro na comunidade de Santa-Fé com meus familiares, fui contemplado na seleção do CETEP-SE (Centro Territorial de Educação Profissionalizante do Sertão do São Francisco) antiga Agrotécnica, cheguei à republica através de ex-alunos que me ajudaram e me informaram como era a republica, além dos ex-alunos a Associação dos Pequenos Agricultores de Santa-Fé (ASSASFE) da qual faço parte. Minhas expectativas é receber a formação de técnico em agropecuária e voltar para minha comunidade para contribuir com os pequenos agricultores e pecuaristas da região, na qual a mesma tem pouco acompanhamento técnico e pouco acreditam na agricultura orgânica e sustentável, tenho como objetivo trabalhar na conscientização daqueles que não acreditam que é possível produzir de forma sustentável no semiárido.
Emanuel Messias
Eu, Emanuel Messias Gonçalves, resido na comunidade Fazenda Serra da Besta município de Uauá - BA. Vim para a republica no ano de 2010 com o objetivo de cursar técnico em agroindústria no CETEP-SF (Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do São Francisco), no período de quatro anos.
Cheguei a republica através de Lurdinha do IRPAA,quando ainda na 5ª série me fez despertar interesse pelo ensino sobre a convivência com o semiárido, alem dela tinha outras pessoas que me incentivavam como o meu primo José Milton, ex-presidente da Associação Comunitária Agropastoril da Fazenda Serra da Besta (ACASD) e da COOPERCUC.
Na minha comunidade participava do grupo de jovens e do projeto amanhecer que através da criação de cabras leiteiras visa a produção dos derivados do leite (queijo, iogurte e etc.), um projeto da CODEVASF em parceria com o IRPAA.
Passar pela republica sei que será uma experiência maravilhosa e que me Dará a oportunidade de adquirir novas experiências e conviver com novas pessoas de cultura e costumes diferentes ou parecidos com os meus, mas com uma única certeza, de que todos estão em busca dos mesmos objetivos, uns futuros melhor e com só depende de nós.
Fabiano
Eu sou Fabiano Alves Sobrinho, venho de uma comunidade chamada Santa Fé no município de Santa Filomena -PE. Cheguei no IRPAA no dia 08 de fevereiro por meio de colegas que conhecia a entidade, estou aqui com o objetivo de cursar técnico em agropecuária, curso esse que me despertou interesse a muito tempo, mas só agora tive oportunidade de cursar.
Espero satisfazer a todos que em mim apoiaram e confiaram tentando nesse período de republica fazer o necessário para adquiri conhecimento na convivência com o semiárido.
Michele
Eu sou Michele, uma jovem simples,que venho de uma comunidade chamada Barriguda município de Canudos-Ba. Cheguei na república em fevereiro de 2010, e a razão pela qual estou fazendo parte da mesma é com o intuito de fazer o curso de técnico em agropecuária. Tenho com objetivo multiplicar os meus conhecimentos sobre a Convivência com o Semi Árido o qual já faço um trabalho voltado para a minha comunidade no projeto Gente de Valor sendo um jovem ADS, no qual, tive a oportunidade de conhecer o IRPAA e em especial a república a qual despertou-me interesse de fazer parte da mesma.
No término da curso quero retornar para meu município disposta a contribuir, e ajudar a valorizar o trabalho do homem no campo.
Juliana
Meu nome é Juliana, vim de Patamuté Distrito de Curaçá-Ba. Sou filha de agricultores e ajudava minha mãe na Sub-sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais onde ela trabalhava e também é sócia. Cheguei na república dos estudantes do IRPAA em fevereiro de 2010 com o objetivo de fazer o curso de agroindústria no CTEP( Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco) com a duração de 4 anos. Paulo Cesar Sou Paulo Cesar de Jesus Santos, natural de Campo Formoso-BA de uma comunidade chamada lagoa da Roça.filho de agricultor e agricultora rural crescir acompanhando os movimentos sociais como a PJMP (Pastoral da Juventude no Meio Popular) e participando de cursos voltados para a convivência com o semiàrido, promovidos por um ex aluno do Irpaa no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Formoso o qual mim indicou para fazer parte da republica de estudantes. Hoje sou membro da familia Irpaa e faço o curso Técnico em Agropecuária, sou um apaixonado pelo Meio Ambiente e multiplicador da convivência com o semiárido.
Turma 2010 - Concluintes em 2014
Emanoel Messias/Uauá