Projetos
ATER
O Projeto ATER consiste numa proposta diferenciada apresentada pelo IRPAA com base no trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural. É desenvolvido por uma equipe de 48 integrantes, entre eles agentes multiplicadores rurais, técnicos agropecuários e profissionais das áreas de educação, comunicação e engenharia agronômica, que atuam em comunidades distribuídas pelo Território Sertão do São Francisco: Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Sento-Sé, Sobradinho e Uauá.
5000 famílias rurais serão beneficiadas com o projeto, multiplicando conhecimentos para divulgação e implementação da proposta de Convivência com o Semiárido. Cada família desenvolve ou aperfeiçoa por conta própria sua tecnologia, buscando soluções e alternativas de convivência, garantindo a permanência das comunidades tradicionais, principalmente dos Fundos de Pasto.
Com duração de 12 meses, o ATER permitirá a troca de experiências entre técnicos e agricultores familiares, reforçando os laços entre o saber científico e o popular através de ações variadas como visitas às comunidades, organização de eventos como Dias de Campo, seminários e cursos para formação de lideranças, além da implementação de políticas públicas que priorizem a terra, a água, a produção e a educação como áreas estratégicas do desenvolvimento da proposta de Convivência com o Semiárido.
O objetivo central do projeto é fomentar o desenvolvimento econômico, ecológico, político, social e cultural da agricultura familiar no Semiárido Baiano, por meio de uma assessoria técnica de base agroecológica que enfoque a dimensão humana das famílias.