IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Artesanato com produtos típicos do Semiárido tem destaque no Espaço da Economia Solidária

Artesanato com produtos típicos do Semiárido tem destaque no Espaço da Economia Solidária

Palhas de licuri, de bananeira ou milho, sementes, folhas desidratadas, tecidos, couro, entre outras matérias-primas são a base dos produtos artesanais que estão sendo expostos e comercializados no Espaço da Economia Solidária, área organizada pelo Irpaa na IV edição da Feira SemiáridoShow.

Com abertura realizada na manhã do dia 22, a Feira tem contado com uma média de 3.000 pessoas por dia, as quais visitaram diversos espaços com o acompanhamento de técnicos/as da Emprapa ou do Irpaa. Dentre os locais visitados, a área dos estandes da Agricultura Familiar despertou a atenção do público que pode conferir a produção de grupos, associações e cooperativas que trabalham com diferentes produtos típicos do Semiárido, além de contemplar um grupo musical tocando o tradicional forró pé-de-serra.

A Associação Mulungu do Sol, vinda do município de Irecê/BA, está expondo caixas decoradas, porta-retratos, flores, bolsas, brincos e pulseiras produzidos a partir do fio do cisal, palha de licuri e de banana, sementes encontradas na caatinga, varges, folhas desidrtadas. O trabalho, hoje realizado por um grupo de dez associadas, teve início há quatro anos e, para a presidente da associação, Euraide de Oliveira, a entidade ainda está em fase estruturação. A renda gerada com a participação em feiras como o SemiáridoShow, segundo Euraide, tem sido investido nessa fase de consolidação do trabalho da Mulungu do Sol.

As feiras tem representado importantes possibilidades de geração de renda e articulação de negócios para as/os produtores/as familiares, é o que confirma uma das integrantes do “Grupo de Artesanato em palha de bananeira da área do Projeto de irrigação Maria Tereza”, Rivanete Humilde de Oliveira. Com sede no Km 22, em Petrolina, o grupo tem apenas seis meses que foi criado e esta já é a segunda feira que participa. “Já temos encomendas. A feira abre várias portas”, disse.


Outros produtos


Além do artesanato, o público poderá conhecer também derivados da cadeia produtiva vegetal, animal e apícola como alimentos originados do umbu, do maracujá da caatinga, côco, leite de cabra, mel e couro. Além disso, frutas e verduras produzidas em área de sequeiro, enfeites com plantas nativas e livros de receitas naturais também integram a diversidade de produtos expostos na Feira.

O SemiáridoShow 2011 acontece até o dia 25 de agosto no Escritório de Petrolina da Embrapa Transferência de Tecnologia, localizado na BR-122, Km 50 (BR-428, km 148). A feira é aberta ao público das 8h às 17h30, com entrada gratuita e é realizada pela Embrapa e IRPAA.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Artesanato com produtos típicos do Semiárido tem destaque no Espaço da Economia Solidária

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005