IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Abertura do SemiáridoShow contou com participação de representantes políticos

Abertura do SemiáridoShow contou com participação de representantes políticos

Teve início na manhã desta segunda (22), na área de campo da Embrapa Transferências de Tecnologias, a IV edição da feira SemiáridoShow, um evento voltado para as formas de captação de água e produção de alimentos no Semiárido brasileiro.

Na abertura da feira estiveram presentes vários representantes políticos, entre elas o vice-prefeito de Petrolina Domingos Sávio Guimarães, o Deputado estadual de Pernambuco, Odacir Amorim e o Diretor do Departamento de Fomento à Economia Solidária – DEFES, Roberto Marinho. O SemiáridoShow 2011 nesse primeiro dia contou com a participação de cerca de 1800 pessoas, entre elas expositores, agricultores e agricultoras, estudantes e pesquisadores/as.

Para Roberto Marinho, o SemiaridoShow é um evento de extrema importância para a valorização da Economia Solidária, pois ajuda a divulgar o trabalho das redes, associações que se beneficiam dos produtos da caatinga através de um viés sustentável e agroecológico, além de tornar o Semiárido mais feliz a partir de uma economia diferenciada.


Atrativos da Feira

As/os visitantes além de conferirem as áreas de campo onde se encontram as demonstrações das tecnologias de captação de água utilizadas pelos produtores e produtoras rurais – como a bomba d’água, a cisterna de produção e de consumo, o barreiro trincheira – tiveram a oportunidade de apreciar experimentos realizados pela Embrapa a partir de plantas como o feijão, a palma, o milho, entre outros. Além disso, nesse mesmo espaço está em exposição o Umbuzeiro do Conhecimento, onde se encontram amostras dos saberes e sabores do Semiárido através de cartilhas, livros e amostras de doces, geléias feitas com umbu, goiaba e manga.

Um dos espaços mais atraentes do SemiáridoShow 2011 é a Vila da Economia Solidária, uma área onde as/os participantes podem contemplar uma variedade de doces, geléias, licores, produzidos com o beneficiamento de frutas nativas da caatinga, além de materiais artesanais feitos com palha, madeira, sementes e couro.

O SemiáridoShow é uma realização da Embrapa juntamente com o Irpaa e estará acontecendo até a próxima quinta-feira. Na programação do segundo dia estão previstas discussões temáticas sobre o processamento de caju e beijus enriquecidos com frutas e hortaliças. Estará também em destaque o debate sobre Mercado Diferenciado e a Prosa Sertaneja, um momento em que os agricultores e agricultoras poderão fazer trocas de experiências e discutir os problemas enfrentados em suas comunidades.

 

Para saber mais sobre o evento, clique aqui!


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Abertura do SemiáridoShow contou com participação de representantes políticos

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005