IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Temas e Tecnologias voltadas para Agricultura Familiar tem destaque na IV edição do SemiáridoShow

Temas e Tecnologias voltadas para Agricultura Familiar tem destaque na IV edição do SemiáridoShow

Falta menos de uma semana para a abertura da feira SemiáridoShow 2011, o maior evento da agricultura familiar do Nordeste. Com o tema Água e produção de alimentos na agricultura familiar, o SemiáridoShow, que acontece entre os dias 22 e 25 de agosto na Embrapa Transferência de Tecnologias, em Petrolina, pretende discutir a Convivência com o Semiárido a partir das tecnologias de produção de alimentos, captação de água, organização e gestão da agricultura familiar.

Nesta 4ª edição, em uma área de 20 hectares, as/os visitantes poderão conhecer diversas tecnologias desenvolvidas pelos agricultores e agricultoras no Semiárido, como a cisterna calçadão e de produção, barreiro trincheira, sistema de PAIS, filtro caseiro, bomba d’ água, hortas comunitárias além de experimentos com variedades de plantas como milho, feijão, umbu entre outros. Na feira, haverá ainda mini-cursos, palestras e debates voltados para temáticas como controle de doenças em caprinos e ovinos, técnicas de produção de grãos, beneficiamento de alimentos, acesso a terra, segurança alimentar, educação contextualizada, economia solidária e mercados diferenciados.

Uma das grandes novidades do SemiáridoShow 2011 será a Prosa Sertaneja, um espaço onde os agricultores e agricultoras realizarão trocas de experiências sobre as técnicas utilizadas em suas comunidades visando a Convivência com o Semiárido. O evento traz ainda uma área destinada a Economia Solidária que contará com a exposição de 30 empreendimentos a exemplo de associações e cooperativas que trabalham com produtos típicos da caatinga como o umbu, o maracujá do mato e o mel. Nesse espaço também haverá demonstrações de artesanatos feito a partir de sementes, couro, palha e outras matérias-primas.

Parcerias

O SemiáridoShow é um evento organizado pela Embrapa e Irpaa e reunirá cerca de vinte mil pessoas de vários estados nordestinos como Ceará, Piauí, Sergipe, Bahia e Pernambuco, dentre estas estudantes, pesquisadores e participantes de organizações populares. Segundo Ademilson da Rocha (Tiziu), Coordenador Geral do Irpaa, o SemiáridoShow é uma feira que já está no calendário da agricultura familiar e por reunir experiências intercaladas com a realidade do público do evento, é uma oportunidade de multiplicar as práticas que viabilizam a Convivência com o Semiárido brasileiro.

Na opinião de Natoniel Franklin de Melo, Chefe Geral da Embrapa Semiárido, esta iniciativa de reunir órgãos públicos, iniciativa privada e entidades representativas da sociedade civil, garante não apenas o sucesso de público no evento, mas uma boa infraestrutura na feira. Os debates, tecnologias inovadoras e troca de experiências repercutem com conseqüências para além dos dias em que ocorre o evento, destaca.

Tanto a Embrapa quanto o Irpaa tem dado relevante contribuição para o fortalecimento da agricultura familiar na região. Com atuação em áreas de sequeiro e também em áreas irrigadas, o trabalho de pesquisa desenvolvido pela Embrapa ou o de assessoria técnica e extensão rural adaptada feito pelo Irpaa tem gerado significativas melhorias para inúmeras famílias que vivem da agricultura e da pecuária no Semiárido.

Clique aqui e conheça o Blog do SemiáridoShow 2011

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Temas e Tecnologias voltadas para Agricultura Familiar tem destaque na IV edição do SemiáridoShow

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005