IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Semiárido Show 2011 destaca o fortalecimento da Agricultura Familiar

Semiárido Show 2011 destaca o fortalecimento da Agricultura Familiar

“Água e Produção de Alimentos na Agricultura Familiar”, esse será o tema do Semiárido Show 2011, evento voltado para a difusão da proposta de Convivência com o Semiárido, que acontecerá em Petrolina no período de 22 a 25 de agosto. Este ano o Semiárido Show – tradicionalmente realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Embrapa Semiárido – conta com a parceria do Irpaa, que é responsável pela organização do evento.

Caravanas de diversas partes do Semiárido brasileiro estão sendo confirmadas, o que garantirá a participação de agricultores e agricultoras em atividades como mini-cursos, seminários, demonstrações de campo, debates. Além disso, o evento contará também com a exposição de tecnologias desenvolvidas por diversas instituições, inovações que tem contribuído para a permanência de inúmeras famílias no campo, garantindo acesso a água e produção de alimentos por meio da agricultura familiar.

Terá destaque também a Vila da Agricultura Familiar, espaço reservado para grupos, cooperativas, sindicatos, movimentos sociais e outras organizações que demonstram, na prática, a viabilidade da Convivência com o clima da região, desconstruindo dessa forma o estigma de que a região semiárida é atrasada ou que seu desenvolvimento está associado exclusivamente aos grandes empreendimentos agrícolas.

Experiências de acesso a água, a exemplo das tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva, agricultura orgânica, manejo da caatinga e dos animais, educação contextualizada, geração de renda através do cooperativismo, divulgação de pesquisas realizadas pela Embrapa as quais contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar, serão acessadas por todo o público do evento.


Parcerias e trocas de experiências

Hoje tem se expandido cada vez mais o discurso e a comprovação na prática de que o baixo nível de desenvolvimento econômico e social do Semiárido se dá muito mais pela falta de investimentos em tecnologias e infraestruturas adequadas ao clima do que por conta do próprio clima, como se pensou durante muito tempo.

A agricultura familiar autossuficiente e promotora de desenvolvimento, a partir do uso das tecnologias já existentes de Convivência com o Semiárido, é algo que já faz parte da realidade de muitas famílias desta região que por muito tempo foi tratada como sinônimo de miséria, uma região sem solução.

Esta edição do Semiárido Show tem prezado pela relação de parceria entre entidades estatais, governamentais e organizações da sociedade civil que buscam a garantia de vida digna para as famílias do Semiárido, considerando o respeito ao meio ambiente, aos direitos humanos, a cultura. Nesse sentido, a relevância do trabalho de cada entidade promotora do evento ganha importante significado quando é colocada em sintonia com a experiência de centenas de agricultores e agricultoras que vivem na e da terra e sabem melhor do que ninguém a importância de manter-se nela.

São esses aspectos que permitem considerar o Semiárido Show o mais importante evento para o desenvolvimento da agricultura familiar na região e é com essa expectativa que o Irpaa participa da organização do evento e se coloca para viabilizar a participação dos/as produtores/as rurais, jovens, lideranças comunitárias, estudantes, técnicos e técnicas, homens e mulheres empreendedoras, agentes da consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido.


Informações:


IRPAA: (74) 3611-6481
EMBRAPA Semiárido: (87) 3862-1711
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Semiárido Show 2011 destaca o fortalecimento da Agricultura Familiar

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005