Jovens
30.03.2020
Estudantes aproveitam período chuvoso para estocarem ração
Estudantes da República do Irpaa se preparam para o período da estiagem, realizando práticas que ocorrem no Centro de Formação Dom José Rodrigues. Os/as jovens usam diversos materiais cultivados e da Caatinga, como o capim bufel e a maniçoba, para produzirem o feno. Cientes da importância dessa atividade, as/os jovens aproveitam o máximo desses materiais na produção da ração.
De acordo com André Pereira, colaborador do Irpaa, a fabricação de feno ou confecção a partir de vegetais, tanto cultivado quanto da Caatinga, consiste no corte e na desidratação desse material, reduzindo o teor de umidade, ou seja, da água, conservando assim os nutrientes. O material não pode ser secado demais para que não perca os nutrientes e nem de menos para não correr o risco de mofar. O armazenamento também deve ser feito em locais arejados, que venha a proteger a ração da umidade e de animais como os roedores que podem virem a estragar o feno.
Para Sergiane Ramos, uma das estudantes da República, essa prática é de suma importância, principalmente para essa região, pois com o armazenando da ração estará sendo garantido o alimento para os caprinos e ovinos no período da estiagem. Também como jovem e como mulher, aprendendo essas práticas ela diz poder levar a experiência para as comunidades, passando assim a ser uma multiplicadora, contribuindo para a afirmação da Convivência com o Seminário.
Texto e Fotos: Henrique Silva